Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6119Palavras-chave:
Pré-escolar, Desempenho psicomotor, Destreza motora.Resumo
Introdução: crianças pré-escolares estão em fase de aquisição e aperfeiçoamento de habilidades motoras. Objetivo: avaliar o efeito de atividades psicomotoras na motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial e temporal em pré-escolares. Método: participaram 16 crianças (oito meninos), de cinco anos de idade, escolhidas por conveniência em uma escola municipal. Para a avaliação psicomotora utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Após a avaliação inicial foram realizadas 18 sessões de 60 minutos de atividades psicomotoras, duas vezes por semana, seguidas da reavaliação. Resultado: Na avaliação inicial, as crianças apresentaram classificação variando entre normal baixo, médio e alto nas provas da EDM. Na reavaliação a classificação variou entre normal médio e alto, nível superior e muito superior. Houve melhora significativa na motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização temporal (p<0,05). Conclusão: A atividade psicomotora foi eficaz no desenvolvimento motor das crianças pré-escolares para a maioria das atividades estudadas.Downloads
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Publicado
04.07.2016
Como Citar
1.
Matsunaga NY, Pereira K, Marcacine PR, Castro SS de, Walsh IAP de. Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];15(1):38-43. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6119
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Artigos
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