Influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção subjetiva de esforço e número de repetições em mulheres idosas

Autores

  • Evelyn Feitosa Rodrigues Universidade Federal do Maranhão- UFMA
  • Laissa Lima da Costa Universidade Federal do Maranhão- UFMA
  • Richard Diego Leite Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6503

Palavras-chave:

Exercício, Desempenho, Idoso, Treinamento Resistido.

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção de esforço e número de repetições em mulheres idosas. Métodos: 10 idosas (68,15 ± 4,40 anos) realizaram duas sequências diferentes de exercícios resistidos para membros superiores. Sequência A (SA): Supino Vertical (SV), Puxador Frente (PF), Desenvolvimento com halteres (DES), Rosca Direta (RD) e Tríceps Pulley (TP). Sequência B (SB): ordem inversa. A percepção de esforço foi avaliada pela escala OMNI e BORG. O número de repetições em cada série dos exercícios foi registrado. Resultados: A percepção de esforço (escala OMNI) para SB (7,80 ± 1,39; p = 0,03) foi estatisticamente maior quando comparada com SA (6,70 ± 0,94) para o exercício SV, na segundo série. Por outro lado, a percepção de esforço obtida pela escala BORG demonstrou valores maiores estatisticamente na segunda série da SA (14,90 ± 2,60; p = 0,03) em relação ao SB (13,10 ± 1,59) no exercício TP. O volume de repetições no exercício SV foi significativamente maior na SA (13,30 ± 2,11; p = 0,001) em relação ao SB (11,40 ± 3,23), na segundo série. O número de repetições foi estatisticamente maior (p = 0,001) para a SB comparada com SA, na segunda e terceira séries para os exercícios RD e TP, respectivamente. Conclusão: A ordem dos exercícios resistidos em membros superiores pode influenciar no número de repetições executadas por mulheres idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Feitosa Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Graduada em Educação Física – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Membro do Núcleo de Pesquisa de Adaptações Neuroimunoendócrinas ao Exercício (NANO)

Laissa Lima da Costa, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Graduada em Educação Física – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Aluna de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) - Universidade Federal do Maranhão- UFMA, São Luís, MA, Brasil. Membro do Núcleo de Pesquisa de Adaptações Neuroimunoendócrinas ao Exercício (NANO)

Richard Diego Leite, Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

Doutor em Biociências (IBRAG), Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil.

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Rodrigues EF, Costa LL da, Leite RD. Influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção subjetiva de esforço e número de repetições em mulheres idosas. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];15(3):361-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6503

Edição

Seção

Artigos