Influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção subjetiva de esforço e número de repetições em mulheres idosas

Autores

  • Evelyn Feitosa Rodrigues Universidade Federal do Maranhão- UFMA
  • Laissa Lima da Costa Universidade Federal do Maranhão- UFMA
  • Richard Diego Leite Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6503

Palavras-chave:

Exercício, Desempenho, Idoso, Treinamento Resistido.

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção de esforço e número de repetições em mulheres idosas. Métodos: 10 idosas (68,15 ± 4,40 anos) realizaram duas sequências diferentes de exercícios resistidos para membros superiores. Sequência A (SA): Supino Vertical (SV), Puxador Frente (PF), Desenvolvimento com halteres (DES), Rosca Direta (RD) e Tríceps Pulley (TP). Sequência B (SB): ordem inversa. A percepção de esforço foi avaliada pela escala OMNI e BORG. O número de repetições em cada série dos exercícios foi registrado. Resultados: A percepção de esforço (escala OMNI) para SB (7,80 ± 1,39; p = 0,03) foi estatisticamente maior quando comparada com SA (6,70 ± 0,94) para o exercício SV, na segundo série. Por outro lado, a percepção de esforço obtida pela escala BORG demonstrou valores maiores estatisticamente na segunda série da SA (14,90 ± 2,60; p = 0,03) em relação ao SB (13,10 ± 1,59) no exercício TP. O volume de repetições no exercício SV foi significativamente maior na SA (13,30 ± 2,11; p = 0,001) em relação ao SB (11,40 ± 3,23), na segundo série. O número de repetições foi estatisticamente maior (p = 0,001) para a SB comparada com SA, na segunda e terceira séries para os exercícios RD e TP, respectivamente. Conclusão: A ordem dos exercícios resistidos em membros superiores pode influenciar no número de repetições executadas por mulheres idosas.

Downloads

Biografia do Autor

Evelyn Feitosa Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Graduada em Educação Física – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Membro do Núcleo de Pesquisa de Adaptações Neuroimunoendócrinas ao Exercício (NANO)

Laissa Lima da Costa, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Graduada em Educação Física – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Aluna de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) - Universidade Federal do Maranhão- UFMA, São Luís, MA, Brasil. Membro do Núcleo de Pesquisa de Adaptações Neuroimunoendócrinas ao Exercício (NANO)

Richard Diego Leite, Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

Doutor em Biociências (IBRAG), Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil.

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Rodrigues EF, Costa LL da, Leite RD. Influência da ordem dos exercícios resistidos na percepção subjetiva de esforço e número de repetições em mulheres idosas. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 7º de abril de 2025];15(3):361-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6503

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 326
  • PDF 271