Efeito da Ginástica Holística na postura de meninas de 10 a 12 anos

Autores

  • Fernanda dos Santos Lopes Niaradi Universidade Estadual de Campinas
  • Cecilia Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n4.6736

Palavras-chave:

Postura, Movimento, Modalidades de Fisioterapia, Saúde da Criança.

Resumo

Introdução: Alterações posturais são um dos problemas que acometem meninas de 10 a 12 anos, e, um método de intervenção que pode ser utilizado nestes casos é a Ginástica Holística (GH). Objetivo: Avaliar o efeito da GH na postura de meninas saudáveis de 10 a 12 anos. Método: Participaram 43 crianças do sexo feminino divididas em: 21 no grupo controle (GC) e 22 praticantes de Ginástica Holística no grupo experimental (GE), com 9 semanas de prática, uma vez por semana. A postura foi analisada através da fotogrametria (software SAPO). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial com nível de significância de p < 0,05. Resultados: Os resultados demonstraram que as participantes do GE apresentaram uma aproximação do padrão normal de verticalidade (p=0.01) e redução significativa na diferença do comprimento dos membros (p=0.02) após a intervenção. Conclusão: A GH mostrou-se um método eficaz na alteração de postura do grupo de meninas estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Lopes Niaradi, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Física e Fisioterapeuta especializada em reeducação postural. Mestrado em Saúde, Reabilitação e Interdisciplinaridade FCM (UNICAMP).

Cecilia Guarnieri Batista, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1972), mestrado (1978) e doutorado (1990) em Psicologia (IP- USP), pós-doutorado (Faculdade de Educação, Unicamp, incluindo Estágio Pós Doutoral na Universidade de Portsmouth, Reino Unido, 2008). Professor colaborador do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação-Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa. Sua área de atuação básica é a Psicologia do Desenvolvimento Humano, centrada no estudo de crianças e adolescentes com necessidades especiais (deficiência visual e/ou alterações no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e da linguagem), Aborda questões relacionadas à avaliação e intervenção. Dentre os temas estudados, destacam-se o brincar e a formação de conceitos. Outra área de atuação é o estudo das relações entre profissionais de saúde (odontopediatra e fonoaudiólogo) e seus clientes (projeto temático Fapesp). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

19.04.2017

Como Citar

1.
Niaradi F dos SL, Batista CG. Efeito da Ginástica Holística na postura de meninas de 10 a 12 anos. Cons. Saúde [Internet]. 19º de abril de 2017 [citado 7º de novembro de 2024];15(4):575-83. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6736

Edição

Seção

Artigos