Efeito da Ginástica Holística na postura de meninas de 10 a 12 anos

Autores

  • Fernanda dos Santos Lopes Niaradi Universidade Estadual de Campinas
  • Cecilia Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n4.6736

Palavras-chave:

Postura, Movimento, Modalidades de Fisioterapia, Saúde da Criança.

Resumo

Introdução: Alterações posturais são um dos problemas que acometem meninas de 10 a 12 anos, e, um método de intervenção que pode ser utilizado nestes casos é a Ginástica Holística (GH). Objetivo: Avaliar o efeito da GH na postura de meninas saudáveis de 10 a 12 anos. Método: Participaram 43 crianças do sexo feminino divididas em: 21 no grupo controle (GC) e 22 praticantes de Ginástica Holística no grupo experimental (GE), com 9 semanas de prática, uma vez por semana. A postura foi analisada através da fotogrametria (software SAPO). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial com nível de significância de p < 0,05. Resultados: Os resultados demonstraram que as participantes do GE apresentaram uma aproximação do padrão normal de verticalidade (p=0.01) e redução significativa na diferença do comprimento dos membros (p=0.02) após a intervenção. Conclusão: A GH mostrou-se um método eficaz na alteração de postura do grupo de meninas estudado.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Lopes Niaradi, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Física e Fisioterapeuta especializada em reeducação postural. Mestrado em Saúde, Reabilitação e Interdisciplinaridade FCM (UNICAMP).

Cecilia Guarnieri Batista, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1972), mestrado (1978) e doutorado (1990) em Psicologia (IP- USP), pós-doutorado (Faculdade de Educação, Unicamp, incluindo Estágio Pós Doutoral na Universidade de Portsmouth, Reino Unido, 2008). Professor colaborador do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação-Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa. Sua área de atuação básica é a Psicologia do Desenvolvimento Humano, centrada no estudo de crianças e adolescentes com necessidades especiais (deficiência visual e/ou alterações no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e da linguagem), Aborda questões relacionadas à avaliação e intervenção. Dentre os temas estudados, destacam-se o brincar e a formação de conceitos. Outra área de atuação é o estudo das relações entre profissionais de saúde (odontopediatra e fonoaudiólogo) e seus clientes (projeto temático Fapesp). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

19.04.2017

Como Citar

1.
Niaradi F dos SL, Batista CG. Efeito da Ginástica Holística na postura de meninas de 10 a 12 anos. Cons. Saúde [Internet]. 19º de abril de 2017 [citado 2º de julho de 2024];15(4):575-83. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6736

Edição

Seção

Artigos