Efeito do treinamento com videogame ativo sobre o nível de equilíbrio de idosas ativas: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6853Palavras-chave:
Envelhecimento, Jogos de vídeo, Equilíbrio postural.Resumo
Introdução: O processo de envelhecimento está associado a modificações no controle postural, com grande impacto sobre o equilíbrio, favorecendo a ocorrência de quedas. O exercício físico, por meio dos videogames ativos (VGAs), proporciona maior entretenimento e aumenta a movimentação física durante o jogo. Objetivo: Analisar o efeito de cinco semanas de intervenção com VGA sobre o equilíbrio de idosas. Métodos: Trata-se de relato de três casos de idosas com histórico de instabilidade e quedas. As voluntárias foram avaliadas pré e pós intervenção por meio do teste da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). A intervenção foi realizada em dias alternados durante cinco semanas, totalizando dez sessões com o VGA Kinect Adventures. Resultados: Após cinco semanas de intervenção as idosas apresentaram diminuição no risco de quedas e desempenho satisfatório no equilíbrio, alcançando a pontuação máxima na escala EEB. Conclusão: O videogame ativo mostrou ser um instrumento viável para melhora do equilíbrio e diminui o risco de quedas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14.06.2017
Como Citar
1.
Nobre GG, Perrier-Melo RJ, Nobre IG, Araujo AT da C. Efeito do treinamento com videogame ativo sobre o nível de equilíbrio de idosas ativas: estudo de caso. Cons. Saúde [Internet]. 14º de junho de 2017 [citado 8º de novembro de 2024];16(1):139-44. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6853
Edição
Seção
Estudos de casos
Licença
Copyright (c) 2017 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.