Efeitos da escola postural e da educação breve nos hábitos de idosos

Autores

  • Adriane Vieira
  • Emanuelle Francine Detogni Schmit UFRGS
  • Patrícia Thurow Bartz
  • Milena Caumo Soligo
  • Taís Regina Fiegenbaum
  • Vivian Escosteguy Pereira
  • Andréa Kruger Gonçalves
  • Cláudia Tarragô Candotti

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6859

Palavras-chave:

Postura, Qualidade de vida, Gravação em vídeo, Terapia por exercício.

Resumo

Introdução: No envelhecimento ocorrem modificações estruturais que podem refletir na funcionalidade. Objetivo: verificar os efeitos da Escola Postural e da Educação Breve sobre a execução de AVDs em participantes de um programa de extensão universitária para idosos saudáveis. Métodos: A amostra foi composta por 26 idosos - 14 no Grupo Escola Postural (GEP) e 12 no Grupo Educação Breve (GEB). Foram avaliadas a postura dinâmica (LADy e Instrumento de Observação das AVDs através de vídeo) e a capacidade funcional (ODI). Resultados: Na análise intragrupo, na comparação entre pré e pós, houve melhora significativa na postura ao permanecer sentado em um banco e para escrever e na pontuação total no GEP. Na análise intergrupo, não foi observada diferença significativa entre GEP e GEB no pós-teste. Conclusão: A Escola Postural parece ser mais efetiva do que a Educação Breve em promover melhora na execução de AVDs em idosos ativos e saudáveis.

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

1.
Vieira A, Schmit EFD, Bartz PT, Soligo MC, Fiegenbaum TR, Pereira VE, et al. Efeitos da escola postural e da educação breve nos hábitos de idosos. Cons. Saúde [Internet]. 14º de junho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];16(1):92-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6859

Edição

Seção

Artigos