Efeitos da escola postural e da educação breve nos hábitos de idosos
Resumo
Introdução: No envelhecimento ocorrem modificações estruturais que podem refletir na funcionalidade. Objetivo: verificar os efeitos da Escola Postural e da Educação Breve sobre a execução de AVDs em participantes de um programa de extensão universitária para idosos saudáveis. Métodos: A amostra foi composta por 26 idosos - 14 no Grupo Escola Postural (GEP) e 12 no Grupo Educação Breve (GEB). Foram avaliadas a postura dinâmica (LADy e Instrumento de Observação das AVDs através de vídeo) e a capacidade funcional (ODI). Resultados: Na análise intragrupo, na comparação entre pré e pós, houve melhora significativa na postura ao permanecer sentado em um banco e para escrever e na pontuação total no GEP. Na análise intergrupo, não foi observada diferença significativa entre GEP e GEB no pós-teste. Conclusão: A Escola Postural parece ser mais efetiva do que a Educação Breve em promover melhora na execução de AVDs em idosos ativos e saudáveis.
Palavras-chave
Postura; Qualidade de vida; Gravação em vídeo; Terapia por exercício.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6859
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