Estado de humor na Artrite Reumatoide

Iasmin Sontag, Deise de Souza, Amabile Borges Dario, Giovana Gomes Ribeiro, Susana Cristina Domenech, Noé Gomes Borges Junior, Monique da Silva Gevaerd

Resumo


Introdução: A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune de caráterprogressivo e incapacitante, associada a perturbações de humor. Contudo,constata-se pouca atenção aos potenciais efeitos das alterações emocionais.Objetivos: Caracterizar e comparar o estado de humor de pacientes com AR, combase no nível de atividade da doença. Métodos: Foram avaliados 80 indivíduoscom AR, com 52,72 ± 15,14 anos. Para avaliação do nível de atividade de doença,foi utilizado o Disease Activity Score-28 (DAS-28). A avaliação do Estado de Humorfoi realizada com a Escala de Humor Brasileira (BRAMS). Resultados: Foramobservadas alterações de humor nos domínios raiva, tensão e vigor sendo queo grupo classificado em alta atividade da doença apresentou os piores quadrosde humor. Conclusão: Estes dados ressaltam a importância de um tratamentomultidisciplinar, visando melhora do estado de humor e da qualidade de vidadesses indivíduos, conduzindo a uma melhor gestão terapêutica da AR.

Palavras-chave


Artrite Reumatoide; Transtorno de Humor; Progressão da Doença.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n3.7351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.