Estado de humor na Artrite Reumatoide

Autores

  • Iasmin Sontag UDESC
  • Deise de Souza UDESC
  • Amabile Borges Dario Universidade de Sidney
  • Giovana Gomes Ribeiro UFSC
  • Susana Cristina Domenech UDESC
  • Noé Gomes Borges Junior UDESC
  • Monique da Silva Gevaerd Universidade do Estado de santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n3.7351

Palavras-chave:

Artrite Reumatoide, Transtorno de Humor, Progressão da Doença.

Resumo

Introdução: A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune de caráterprogressivo e incapacitante, associada a perturbações de humor. Contudo,constata-se pouca atenção aos potenciais efeitos das alterações emocionais.Objetivos: Caracterizar e comparar o estado de humor de pacientes com AR, combase no nível de atividade da doença. Métodos: Foram avaliados 80 indivíduoscom AR, com 52,72 ± 15,14 anos. Para avaliação do nível de atividade de doença,foi utilizado o Disease Activity Score-28 (DAS-28). A avaliação do Estado de Humorfoi realizada com a Escala de Humor Brasileira (BRAMS). Resultados: Foramobservadas alterações de humor nos domínios raiva, tensão e vigor sendo queo grupo classificado em alta atividade da doença apresentou os piores quadrosde humor. Conclusão: Estes dados ressaltam a importância de um tratamentomultidisciplinar, visando melhora do estado de humor e da qualidade de vidadesses indivíduos, conduzindo a uma melhor gestão terapêutica da AR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iasmin Sontag, UDESC

Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Deise de Souza, UDESC

Graduada como Bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Biguaçú, Santa Catarina, Brasil.

Amabile Borges Dario, Universidade de Sidney

Doutoranda no Programa de Ciências da Saúde da Universidade de Sidney. Sidney - Austrália.

Giovana Gomes Ribeiro, UFSC

Doutora em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Médica Reumatologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  

 

Susana Cristina Domenech, UDESC

Doutora em Engenharia de Materiais. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Noé Gomes Borges Junior, UDESC

Doutor em Biofísica e Eletrofisiologia. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Monique da Silva Gevaerd, Universidade do Estado de santa Catarina - UDESC

Professor do Departamento de CIências da Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e aos Cursos de Graduação em Fisioterapia e Educação Física do CEFID/UDESC.

Downloads

Publicado

26.12.2017

Como Citar

1.
Sontag I, Souza D de, Dario AB, Ribeiro GG, Domenech SC, Borges Junior NG, et al. Estado de humor na Artrite Reumatoide. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 17º de julho de 2024];16(3):327-34. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7351

Edição

Seção

Artigos