Avaliação do perfil de prescrição de dentifrícios fluoretados por cirurgiões dentistas em crianças menores de 6 anos

Helen Cristina Lazzarin, Luana Vaccari, Cibelle Caroline Bassanesi dos Santos, Kelen Elaci Sulzler, Juliana Garcia Mugnai Vieira Souza

Resumo


Introdução: A escovação com dentifrício fluoretado é o melhor meio para
prevenir a cárie dentária, independente da idade. Objetivo: Avaliar o perfil de prescrição de dentifrício fluoretado por cirurgiões dentistas em crianças menores de 06 anos. Métodos: Foram entrevistados 62 odontólogos da rede pública do município de Cascavel – PR, e entregue um questionário com seis questões específicas. Resultados: Os cirurgiões dentistas relataram prescrever dentifrício fluoretado (64,5%), e orientam a quantidade a ser colocada na escova (93,5%), também conhecem sobre toxicidade do flúor e as causas da fluorose. Quanto a idade indicada para início da escovação com dentifrício fluoretado as prescrições foram a partir dos 6 anos de idade (24,2%) ou quando a criança soubesse cuspir (17,7%). Conclusão: Os entrevistados prescrevem dentifrício fluoretado para crianças menores de 6 anos de idade. Porém grande parte diferiu sobre a concentração ideal de flúor que deve ser utilizada, além da idade inicial que deve ser prescrito o creme dental fluoretado.

Palavras-chave


Criança; Dentifrícios; Escovação dentária; Flúor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7528

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.