Efeito de um programa de gameterapia no equilíbrio de idosos

Bruno Meira Pereira, Vinicius Tiago Zampiroli Coppo, Mateus Dias Antunes, Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Daniela Saldanha Wittig

Resumo


Introdução: a gameterapia é uma intervenção que promove a melhora do equilíbrio em idosos. Objetivos: verificar a eficácia da utilização de gameterapia em Nintendo WII® para melhora do equilíbrio de idosos. Métodos: trata-se de um estudo piloto com 10 idosos de ambos os sexos. Foram aplicados testes específicos como Escala de Equilíbrio de Berg, Teste “Timed Up and Go” e Teste do Alcance Funcional e após realizado a gameterapia por meio de jogos de esporte, agilidade e raciocínio do Nintendo WII®. Foi utilizado o teste t de student dependente um nível de significância de p < 0,05. Resultados: ao comparar o efeito do programa de treinamento de Nintendo WII® no equilíbrio dos idosos, verificou-se diferença significativa (p < 0,05) em todos os testes de equilíbrio, evidenciando que o programa de intervenção baseado no Nintendo WII® teve um efeito positivo sobre o equilíbrio dos idosos. Conclusão: a gameterapia por meio do Nintendo WII® proporcionou aos idosos melhora do seu equilíbrio.


Palavras-chave


Envelhecimento; Reabilitação; Nintendo Wii; Promoção da Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.7563

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.