Influência da frequência semanal do treinamento de força sobre o desempenho funcional em idosas

Hugo Barbosa Alves, Diogo Cardozo, Ana Paula Sena Lomba Vasconcelos, Belmiro Freitas De Salles, Humberto Lameira Miranda, Roberto Simão

Resumo


Introdução: No envelhecimento ocorrem declínios estruturais e funcionais que podem afetar a independência física. O treinamento de força (TF) é capaz de promover melhoras neste quesito, entretanto, poucos experimentos investigaram a influencia da frequência semanal. Objetivo: verificar a influência da frequência semanal do TF sobre o desempenho funcional em idosas. Métodos: 21 mulheres idosas foram divididas em dois grupos que treinavam em uma (G1: n=11) ou duas vezes por semana (G2: n=10). O TF aplicado foi no formato de circuito que consis - tiu de três passagens com intervalo de 30 segundos entre os exercícios e faixa de repetições entre oito a 10. Resultados: Os resultados demonstraram melhora em relação ao pré-treinamento em todos os testes em ambos os grupos (p<0,05). No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos (p>0,05). Conclusão: O TF é capaz de promover melhoras no desempenho funcional inde - pende da frequência de treinamento.

Palavras-chave


Treinamento de Resistência; Envelhecimento; Aptidão Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7586

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.