Avaliação psicomotora de crianças com paralisia cerebral deambuladoras: caracterização e aplicabilidade

Autores

  • Jheniffer Freitas Centro de Pesquisa Vitória
  • Ana Cláudia Martins Szczypior Costin Uniandrade
  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná e Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8486

Palavras-chave:

Desempenho psicomotor, Paralisia Cerebral, Saúde.

Resumo

Introdução: A paralisia cerebral (PC) promove desordens no desenvolvimento neuorpsicomotor (DNPM). Objetivo: verificar a aplicabilidade e caracterização do perfil psicomotor de seis crianças de 4 a 12 anos de idade com PC do tipo diplegia e hemiplegia, GMFCS I a III, deambuladoras. Métodos: estudo transversal que verificou o DNPM de crianças com PC hemiplégicas e diplégicas por meio da Bateria Psicomotora de Fonseca (BPM) de forma a adaptar às suas necessidades. Resultados: Verificou-se que foi possível adaptar a BPM para avaliar crianças com hemiplegia e diplegia deambuladoras em um tempo maior de avaliação, e que, com relação aos seus desempenhos, apenas uma criança apresentou perfil geral dispráxico e os demais com perfil típico eupráxico, demonstrando maiores dificuldades nos fatores praxia global e fina e estruturação espaço-temporal, itens esses que precisaram ser adaptados. Conclusão: É possível usar a BPM para avaliar crianças hemiplégicas e diplégicas com PC, permitindo identificar as áreas mais acometidas, numa perspectiva mais ampliada de avaliação que considere suas capacidades e funcionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jheniffer Freitas, Centro de Pesquisa Vitória

Fisioterapeuta (UNIANDRADE) do Centro de Pesquisa Vitória, Aluna do Curso de Pós-graduação em Neurologia com ênfase em Neuropediatria da Faculdade de Tecnologia IBRATE. 

Ana Cláudia Martins Szczypior Costin, Uniandrade

Fisioterapeuta do Centro de Pesquisa Vitória, Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004).Docente de Fisioterapia da Uniandrade.

Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná e Uniandrade

Fisioterapeuta (Prefeitura Municipal de Paranaguá), Doutoranda em Atividade Física e Saúde (UFPR), Docente da Universidade Campos Andrade (UNIANDRADE) e do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE), Curitiba-PR, Brasil. ribasmelo@gmail.com

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

1.
Freitas J, Costin ACMS, Mélo TR. Avaliação psicomotora de crianças com paralisia cerebral deambuladoras: caracterização e aplicabilidade. Cons. Saúde [Internet]. 28º de setembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];17(3):322-31. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8486

Edição

Seção

Artigos