A influência do desempenho motor no status sociométrico de crianças e adolescentes: um estudo transcultural

Autores

  • Pâmella de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Hyago Marques Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcela Almeida Zequinão Universidade do Estado de Santa Catarina
  • André de Araújo Pinto Universidade do Estado de Santa Catarin
  • Paola Cidade Cordeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Kamylla Thais Dias de Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8518

Palavras-chave:

Destreza motora, Hierarquia social, Crianças, Adolescentes.

Resumo

Introdução: O desempenho motor é um componente essencial para o desenvolvimento dos indivíduos e inclui fatores que influenciam diretamente o status perante o grupo. Objetivo: verificar se há relação entre o desempenho motor e status sociométrico, bem como comparar o desempenho motor de crianças e adolescentes do Brasil e de Portugal. Métodos: Participaram 785 (7 a 14 anos), crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Os instrumentos utilizados foram a Escala Subjetiva de Status Social em Sala de Aula para o status social e Körperkoordinationtest Für Kinder-KTK para avaliação do desempenho motor. Resultados: Observou-se que os alunos rejeitados tiveram mais chances de terem coordenação insuficiente em relação aos pares, independente do país de origem, além disso os portugueses obtiveram mais chances de apresentarem insuficiência na coordenação quando comparadas aos brasileiros. Conclusão: Os participantes rejeitados pelos pares apresentaram maiores chances de terem insuficiência na coordenação motora, tal associação pode tornar-se um problema multifatorial do desenvolvimento no universo da escola.

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Biografia do Autor

Pâmella de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física

Hyago Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física

Marcela Almeida Zequinão, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós Doutoranda do Programa em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Departamento de Educação Física


André de Araújo Pinto, Universidade do Estado de Santa Catarin

Doutorando do Programa de Pós-graduação em ciências do movimento, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física

Paola Cidade Cordeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Licenciatura, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física

Kamylla Thais Dias de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Departamento de Educação Física


Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Ph.D do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Departamento de Educação Física


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Publicado

28.09.2018

Como Citar

1.
Medeiros P de, Marques H, Zequinão MA, Pinto A de A, Cordeiro PC, Freitas KTD de, et al. A influência do desempenho motor no status sociométrico de crianças e adolescentes: um estudo transcultural. Cons. Saúde [Internet]. 28º de setembro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];17(3):332-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8518

Edição

Seção

Artigos