A influência do desempenho motor no status sociométrico de crianças e adolescentes: um estudo transcultural
Resumo
Introdução: O desempenho motor é um componente essencial para o desenvolvimento dos indivíduos e inclui fatores que influenciam diretamente o status perante o grupo. Objetivo: verificar se há relação entre o desempenho motor e status sociométrico, bem como comparar o desempenho motor de crianças e adolescentes do Brasil e de Portugal. Métodos: Participaram 785 (7 a 14 anos), crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Os instrumentos utilizados foram a Escala Subjetiva de Status Social em Sala de Aula para o status social e Körperkoordinationtest Für Kinder-KTK para avaliação do desempenho motor. Resultados: Observou-se que os alunos rejeitados tiveram mais chances de terem coordenação insuficiente em relação aos pares, independente do país de origem, além disso os portugueses obtiveram mais chances de apresentarem insuficiência na coordenação quando comparadas aos brasileiros. Conclusão: Os participantes rejeitados pelos pares apresentaram maiores chances de terem insuficiência na coordenação motora, tal associação pode tornar-se um problema multifatorial do desenvolvimento no universo da escola.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8518
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