Guia ilustrado de orientações a cuidadores de crianças com deficiências neuromotoras

Autores

  • Jenifer Silva de Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Keila Alessandra Baraldi Knobel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v18n1.8617

Palavras-chave:

Guias Informativos. Família. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Introdução: Limitações funcionais de crianças com deficiência neuromotora (CDN) as tornam dependentes de cuidados. Objetivo: Elaborar e avaliar um guia ilustrado de orientações para familiares de CDN a partir das necessidades dos cuidadores. Método: Estudo descritivo transversal prospectivo feito em famílias de CDN de sete a quarenta e dois meses de idade. Etapas: (1) entrevista com 15 famílias para investigar suas principais habilidades, dificuldades e dúvidas; (2) Elaboração de guia ilustrado; (3) 5 famílias usaram e avaliaram o guia; (4) Adequação do material. Os resultados foram ponderados por análise de conteúdo. Resultados: As principais dúvidas das famílias foram contempladas no guia que aborda: principais posicionamentos, e como posicionar as crianças, órteses, quarto, alimentação, banho, carregando seu filho, vestir, cuidados com quem cuida e, lazer, brinquedos e brincadeiras.  Conclusão: O guia foi considerado útil para facilitar o cotidiano das famílias, para reforçar orientações recebidas pelos profissionais de saúde e para levar novas informações sobre cuidados com essas crianças em casa.

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Biografia do Autor

Jenifer Silva de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Especialização em Reabilitação em Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Experiência em Saúde da Família e atuação como fisioterapeuta no SUS (NASF-AB).

Keila Alessandra Baraldi Knobel, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994),Especialista em Audiologia (2001) e em Jornalismo Científico (Labjor-UNICAMP, 2014), Mestre em Fisiopatologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutora em Ciências, com concentração em Otorrinolaringologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007). Fez pós-doutorado (2010-2013, bolsa FAPESP e 2013-2015, bolsa PNPD) na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e na University of Northern Colorado (2012, bolsa BEPE). Atualmente é Fonoaudióloga Clínica e Consultora em Comunicação Científica. Áreas de interesse e atuação: conservação auditiva para crianças e adolescentes, zumbido, hiperacusia, processamento auditivo, reabilitação vestibular e comunicação científica.

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Acesso em 30 maio 2016.

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

1.
Souza JS de, Knobel KAB. Guia ilustrado de orientações a cuidadores de crianças com deficiências neuromotoras. Cons. Saúde [Internet]. 29º de março de 2019 [citado 3º de julho de 2024];18(1):8-17. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8617

Edição

Seção

Artigos