Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.970Palavras-chave:
Ambiente escolar, Ambiente familiar, Transtorno de conduta, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.Resumo
A identificação precoce, na família e na escola, dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta na infância e na adolescência, é de fundamental importância no processo de crescimento do ser humano e na compreensão e gerenciamento de sua sintomatologia e dos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento e evolução. Este artigo, por meio de uma revisão não-sistemática da literatura, faz referência ao papel do ambiente familiar e escolar na formação dos sujeitos, tanto em nível psíquico quanto social e no emocional, tendo em vista o desenvolvimento global e saudável da criança e do adolescente. Além disso, expõe as características associadas aos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta, destacando os fatores do ambiente familiar e escolar que podem acentuar ou minimizar suas manifestações clínicas.Downloads
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