Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares

Autores

  • Maura Marques de Souza Nunes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
  • Blanca Guevara Werlang PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.970

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Ambiente familiar, Transtorno de conduta, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

Resumo

A identificação precoce, na família e na escola, dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta na infância e na adolescência, é de fundamental importância no processo de crescimento do ser humano e na compreensão e gerenciamento de sua sintomatologia e dos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento e evolução. Este artigo, por meio de uma revisão não-sistemática da literatura, faz referência ao papel do ambiente familiar e escolar na formação dos sujeitos, tanto em nível psíquico quanto social e no emocional, tendo em vista o desenvolvimento global e saudável da criança e do adolescente. Além disso, expõe as características associadas aos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta, destacando os fatores do ambiente familiar e escolar que podem acentuar ou minimizar suas manifestações clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26.11.2008

Como Citar

1.
Nunes MM de S, Werlang BG. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares. Cons. Saúde [Internet]. 26º de novembro de 2008 [citado 28º de março de 2024];7(2):207-16. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/970

Edição

Seção

Artigos