Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares
Resumo
A identificação precoce, na família e na escola, dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta na infância e na adolescência, é de fundamental importância no processo de crescimento do ser humano e na compreensão e gerenciamento de sua sintomatologia e dos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento e evolução. Este artigo, por meio de uma revisão não-sistemática da literatura, faz referência ao papel do ambiente familiar e escolar na formação dos sujeitos, tanto em nível psíquico quanto social e no emocional, tendo em vista o desenvolvimento global e saudável da criança e do adolescente. Além disso, expõe as características associadas aos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta, destacando os fatores do ambiente familiar e escolar que podem acentuar ou minimizar suas manifestações clínicas.
Palavras-chave
Ambiente escolar; Ambiente familiar; Transtorno de conduta; Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.970
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2008 ConScientiae Saúde

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br
Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.