Importância de intervenções educativas para adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8204Keywords:
Adesão à Medicação, Transplante de Rim, Aprendizagem.Abstract
Introdução: A não adesão ao tratamento imunossupressor é comum nos pacientes transplantados renais. Para promover a adesão à esta terapêutica, intervenções educativas específicas para cada estilo de aprendizagem, podem propiciar melhores resultados. Objetivo: Verificar a importância de intervenções educativas ajustadas ao estilo de aprendizagem com a adesão ao tratamento imunossupressor de pacientes transplantados renais. Métodos: Estudo de coorte. Participaram 59 pacientes transplantados renais. Para avaliar a adesão foi utilizado o instrumento Basel Assessment of Adherence Scale for Immunosuppressives (BAASIS). Os estilos de aprendizagem foram identificados pelo questionário VARK. Resultados: Foram observadas diferenças significativas na segunda (p<0,001), terceira (p<0,001) e quarta (p=0,009) avaliação da adesão, quando comparadas à primeira. Não foram encontras diferenças significativas quando relacionada a adesão com os estilos de aprendizagem e demais dados demográficos e clínicos. Conclusão: A adesão ao imunossupressor não parece estar associada às intervenções específicas para cada estilo de aprendizagem.
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