Importância de intervenções educativas para adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais

Authors

  • Dagoberto França da Rocha Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Simone Travi Canabarro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Aline Winter Sudbrack Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8204

Keywords:

Adesão à Medicação, Transplante de Rim, Aprendizagem.

Abstract

Introdução: A não adesão ao tratamento imunossupressor é comum nos pacientes transplantados renais. Para promover a adesão à esta terapêutica, intervenções educativas específicas para cada estilo de aprendizagem, podem propiciar melhores resultados. Objetivo: Verificar a importância de intervenções educativas ajustadas ao estilo de aprendizagem com a adesão ao tratamento imunossupressor de pacientes transplantados renais. Métodos: Estudo de coorte. Participaram 59 pacientes transplantados renais. Para avaliar a adesão foi utilizado o instrumento Basel Assessment of Adherence Scale for Immunosuppressives (BAASIS). Os estilos de aprendizagem foram identificados pelo questionário VARK. Resultados: Foram observadas diferenças significativas na segunda (p<0,001), terceira (p<0,001) e quarta (p=0,009) avaliação da adesão, quando comparadas à primeira. Não foram encontras diferenças significativas quando relacionada a adesão com os estilos de aprendizagem e demais dados demográficos e clínicos. Conclusão: A adesão ao imunossupressor não parece estar associada às intervenções específicas para cada estilo de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dagoberto França da Rocha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Especialista em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

MBA em Gestão de Negócios em Saúde.

Enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Lucas da PUCRS.

Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências da Saúde, Enfermeira, Professora titular da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS

Simone Travi Canabarro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutorado em Saúde da Criança, Enfermeira, Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aline Winter Sudbrack, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutorado em Sociologia, Socióloga, Professora adjunta da  da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Published

2018-09-28

How to Cite

1.
Rocha DF da, Figueiredo AEPL, Canabarro ST, Sudbrack AW. Importância de intervenções educativas para adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais. Cons. Saúde [Internet]. 2018 Sep. 28 [cited 2024 Jul. 6];17(3):273-80. Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8204

Issue

Section

Artigos