Uso do cloridrato de sevelamer e carbonato de cálcio na hiperfosfatemia de pacientes em hemodiálise

Autores

  • Rogério Barbosa de Deus Única Gestão - Unidade Aclimação - São Paulo - SP
  • William Malagutti Universidade Gama Filho
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i3.1734

Palavras-chave:

Carbonato de cálcio, Doença renal crônica classe V, Hiperparatireoidismo secundário, Sevelamer.

Resumo

Neste estudo, objetiva-se avaliar a efetividade do sevelamer e do carbonato de cálcio como quelantes de fósforo. Foram selecionados 31 pacientes (55±14 anos) submetidos à hemodiálise (HD) 3 vezes/semana 4 h/sessão, dos quais foram levantados resultados de exames em tempo zero e tempo final, divididos em três grupos: GI, em uso de carbonato de cálcio; GII, em uso do sevelamer; GIII, sem uso de quelantes. O GII apresentou tendência a maior número de sessões extras de HD e maior tempo em HD vs GI. O nível de cálcio tendeu a ser diferente no GII vs GI. Houve tendência a maior nível de fósforo inicial no GII vs GIII. Concluiu-se que o sevelamer apresenta grande valor terapêutico e é de suma importância para pacientes com DRC V em tratamento dialítico hipercalcêmicos. Há indícios de que, a longo prazo, o uso dessa substância traga benefícios na redução da morbidade associada à hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Barbosa de Deus, Única Gestão - Unidade Aclimação - São Paulo - SP

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nefrologista pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Mestre e Doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Nefrologista do Grupo Única Gestão – Unidade Aclimação – São Paulo - SP.

William Malagutti, Universidade Gama Filho

Enfermeiro pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - SP, Especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares (IPH) - SP, Especialista em Educação em Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - SP, Mestre em Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública e Programa de Saúde da Família para Enfermeiros da Universidade Gama Filho (UGF) - SP

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC (UniABC) - SP. Mestre e Doutor em Nefrologia - Ciências Básicas, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - SP. Docente da Disciplina de Sistema Urinário do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Downloads

Publicado

29.10.2009

Como Citar

1.
de Deus RB, Malagutti W, Ferraz RRN. Uso do cloridrato de sevelamer e carbonato de cálcio na hiperfosfatemia de pacientes em hemodiálise. Cons. Saúde [Internet]. 29º de outubro de 2009 [citado 17º de julho de 2024];8(3):477-83. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1734

Edição

Seção

Artigos