Correlação entre qualidade de vida e capacidade locomotora de indivíduos com amputação de membros inferiores

Autores

  • Amirah Ali Abdalla
  • Janaine Galindo
  • Simone de Carvalho Ribeiro
  • Christiane Riedi Faculdade Anglo-Americano (FAA)
  • João Afonso Ruaro Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Facisa) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Andersom Ricardo Fréz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n1.4002

Palavras-chave:

Amputação, Avaliação em saúde, Locomoção, Qualidade de vida.

Resumo

Objetivo: Neste estudo, objetivou-se avaliar a correlação entre qualidade de vida e capacidade locomotora de sujeitos com amputação de membros inferiores na fase de cicatrização e protetização. Métodos: Vinte e cinco sujeitos com amputação de membros inferiores foram incluídos no estudo, 15 em fase de protetização, e 10, de cicatrização pós-amputação. Para avaliação, utilizaram-se o questionário SF-36 e o Índice da Capacidade Locomotora. As variáveis foram correlacionadas usando o teste não paramétrico de Spearman (p<0,05). Resultados: No grupo em fase de protetização, observou-se correlação moderada e positiva entre a capacidade locomotora e os domínios dor (r=0,5146, p=0,0497), aspectos sociais (r=0,5762, p=0,0246), aspecto emocional (r=0,5158, p=0,0490) e saúde mental (r=0,5784, p=0,0239) do SF-36. Já para o grupo em fase de cicatrização a correlação foi observada apenas com o domínio saúde mental (r=0,6440, p=0,0490). Conclusões: Observou-se correlação entre capacidade locomotora e o domínio saúde mental em sujeitos com amputação de membros inferiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amirah Ali Abdalla

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Janaine Galindo

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Simone de Carvalho Ribeiro

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Christiane Riedi, Faculdade Anglo-Americano (FAA)

Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Mestre em Fisioterapia pela Universsidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

João Afonso Ruaro, Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Facisa) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Andersom Ricardo Fréz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

04.04.2013

Como Citar

1.
Abdalla AA, Galindo J, Ribeiro S de C, Riedi C, Ruaro JA, Fréz AR. Correlação entre qualidade de vida e capacidade locomotora de indivíduos com amputação de membros inferiores. Cons. Saúde [Internet]. 4º de abril de 2013 [citado 5º de novembro de 2024];12(1):106-13. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4002

Edição

Seção

Ciências aplicadas