A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia

Autores

  • Maria Luísa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.4566

Palavras-chave:

Educação, Educação Sociocomunitária, Ciências Humanas.

Resumo

O artigo discute as possibilidades de uma educação para a autonomia, centrada nos princípios da Educação Sociocomunitária. Busca-se definir uma compreensão da Educação Sociocomunitária como a escuta da diversidade de concepções ideológicas e práticas educacionais, que dispersas no cotidiano social, constituem a subjetividade dos sujeitos. Metodologicamente é uma elaboração conceitual, cujos referenciais teóricos estão fundados na perspectiva freireana e na Abordagem das Capacidades Humanas, como defendida por Sen e Nussbaum. Como resultados se espera fomentar novas perspectivas de enfocar a educação para a autonomia e a educação emancipatória, baseadas no afloramento de espaços de contato social, nos quais seja possível fazer a recolha dialógica de sentidos quanto ao que significa educar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luísa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, SP – Brazil

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

BISSOTO, Maria Luísa. A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 157–172, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.4566. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4566. Acesso em: 22 jan. 2025.
Visualizações
  • Resumo 414
  • PDF 305