A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia

Autores/as

  • Maria Luísa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.4566

Palabras clave:

Educação, Educação Sociocomunitária, Ciências Humanas.

Resumen

O artigo discute as possibilidades de uma educação para a autonomia, centrada nos princípios da Educação Sociocomunitária. Busca-se definir uma compreensão da Educação Sociocomunitária como a escuta da diversidade de concepções ideológicas e práticas educacionais, que dispersas no cotidiano social, constituem a subjetividade dos sujeitos. Metodologicamente é uma elaboração conceitual, cujos referenciais teóricos estão fundados na perspectiva freireana e na Abordagem das Capacidades Humanas, como defendida por Sen e Nussbaum. Como resultados se espera fomentar novas perspectivas de enfocar a educação para a autonomia e a educação emancipatória, baseadas no afloramento de espaços de contato social, nos quais seja possível fazer a recolha dialógica de sentidos quanto ao que significa educar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luísa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, SP – Brazil

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

BISSOTO, Maria Luísa. A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 157–172, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.4566. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4566. Acesso em: 5 nov. 2024.