Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas

Autores

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)
  • Cássio Michel dos Santos Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.10411

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória de mestres Griôs, Educação Escolar Quilombola.

Resumo

 

 O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do Ensino de História en-quanto campo disciplinar, que acolhe relatos orais de mestres Griôs como documentos de memória de Comunidades Quilombolas. A pergunta problema se circunscreve, a saber: o relato oral pode ser utilizado como documento para o desenvolvimento de atividades na disciplina de história? Antes, porém, tem-se como ponto de partida, primeiro, estabelecer relações entre a Educação Antirracista e o Ensino de História; e segundo, tratar sobre os relatos orais de mestres Griôs no Ensino de História. O referencial adotado se situa no campo do Ensino de História em interseção com a História da Educação. Em termos metodológicos, utilizamos a História Oral e, desse modo, as entrevistas possibilitaram cap-tar fragmentos dos relatos que mostram sua potência. Na sequência, realizamos uma imer-são bibliográfica a fim de analisar o tema proposto e de encaminhar possibilidades do uso desses relatos no Ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST); Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação.

Cássio Michel dos Santos Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

Graduado em História pelo Centro de Educação Metodista (IPA-RS); Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Su (UFRGS); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação. Atua como professor de História e Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor de História da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da educação e Didática das Ciências Humanas no Curso Normal,ambas instituições da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. 

Referências

BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência en-tre tempo e espaço. Revista MOUSEION, v. 3, n. 5, jan./jul. 2009.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 13 ed. São Paulo: CIA das Letras, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Cur-rículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Funda-mental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Organização das Nações Unidas. III Conferência Mundial contra o Ra-cismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas realizada em Durban – África do Sul de 31 de agosto a 7 de setembro de 2001.

CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980- 1998). Passo Fundo: Ed. UPF, 2001.

GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da lei 10.639/03 no contexto das políticas públicas em educação. In: Paula, Marilene de; Rosana, Heringer (Orgs). Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na superação das desi-gualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

MAGALHÃES, Justino. Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prá-tica educativa e à investigação histórica. In: NEPOMUCENO, Maria de A. & TI-BALLI, Elianda F.A. (orgs). A educação e seus sujeitos na história. Belo Horizonte: SBHE, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade cultural. In: O negro na con-temporaneidade e suas demandas. Cadernos PENESB 10. jun. de 2010.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP. São Paulo. n. 28, dez/fev, 1995/1996.

NUNES, Georgina Helena Lima. Comunidades remanescentes de quilombos: mar-cas negras de resistência de norte a sul do Brasil. Caderno de literatura. Porto Alegre, dez, 2007.

PINSKY, J. (org.) O ensino de História e a Criação do Fato. São Paulo: Contexto, 2005;

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.3-15, 1989.

PROJETO ALMA. Origem do nome da Comunidade Quilombola Itamatatiua no município de Alcântara, MA. Depoimento de mestres Griôs. Documento produzido no projeto de pesquisa e extensão ALMA – UFMA, 2010.

SILVA, Celso Sisto. Do griô ao vovô: o contador de histórias tradicional africano e suas representações na literatura infantil. Dossiê: Voz e Interculturalidade. Porto Alegre. Nau Literária, vol. 09, n. 02, 2013.

SOUSA, Ricardo Costa de. História da educação da população negra no município de Alcân-tara. Porto Alegre: UFRGS, 2014, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

THOMSON, A.; HAMILTON, P; FIRSCH, M. Os debates sobre memória e Histó-ria: alguns aspectos internacionais in FERREIRA, M.M; AMADO, J. (ORGs) Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro. FGV, 2006.

Downloads

Publicado

24.06.2019

Como Citar

DE SOUSA, Ricardo Costa; CAMARGO, Cássio Michel dos Santos. Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 164–182, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.10411. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10411. Acesso em: 16 abr. 2024.