Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas

Auteurs

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)
  • Cássio Michel dos Santos Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.10411

Mots-clés :

Ensino de História, Memória de mestres Griôs, Educação Escolar Quilombola.

Résumé

 

 O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do Ensino de História en-quanto campo disciplinar, que acolhe relatos orais de mestres Griôs como documentos de memória de Comunidades Quilombolas. A pergunta problema se circunscreve, a saber: o relato oral pode ser utilizado como documento para o desenvolvimento de atividades na disciplina de história? Antes, porém, tem-se como ponto de partida, primeiro, estabelecer relações entre a Educação Antirracista e o Ensino de História; e segundo, tratar sobre os relatos orais de mestres Griôs no Ensino de História. O referencial adotado se situa no campo do Ensino de História em interseção com a História da Educação. Em termos metodológicos, utilizamos a História Oral e, desse modo, as entrevistas possibilitaram cap-tar fragmentos dos relatos que mostram sua potência. Na sequência, realizamos uma imer-são bibliográfica a fim de analisar o tema proposto e de encaminhar possibilidades do uso desses relatos no Ensino de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST); Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação.

Cássio Michel dos Santos Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

Graduado em História pelo Centro de Educação Metodista (IPA-RS); Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Su (UFRGS); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação. Atua como professor de História e Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor de História da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da educação e Didática das Ciências Humanas no Curso Normal,ambas instituições da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. 

Références

BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência en-tre tempo e espaço. Revista MOUSEION, v. 3, n. 5, jan./jul. 2009.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 13 ed. São Paulo: CIA das Letras, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Cur-rículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Funda-mental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Organização das Nações Unidas. III Conferência Mundial contra o Ra-cismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas realizada em Durban – África do Sul de 31 de agosto a 7 de setembro de 2001.

CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980- 1998). Passo Fundo: Ed. UPF, 2001.

GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da lei 10.639/03 no contexto das políticas públicas em educação. In: Paula, Marilene de; Rosana, Heringer (Orgs). Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na superação das desi-gualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

MAGALHÃES, Justino. Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prá-tica educativa e à investigação histórica. In: NEPOMUCENO, Maria de A. & TI-BALLI, Elianda F.A. (orgs). A educação e seus sujeitos na história. Belo Horizonte: SBHE, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade cultural. In: O negro na con-temporaneidade e suas demandas. Cadernos PENESB 10. jun. de 2010.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP. São Paulo. n. 28, dez/fev, 1995/1996.

NUNES, Georgina Helena Lima. Comunidades remanescentes de quilombos: mar-cas negras de resistência de norte a sul do Brasil. Caderno de literatura. Porto Alegre, dez, 2007.

PINSKY, J. (org.) O ensino de História e a Criação do Fato. São Paulo: Contexto, 2005;

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.3-15, 1989.

PROJETO ALMA. Origem do nome da Comunidade Quilombola Itamatatiua no município de Alcântara, MA. Depoimento de mestres Griôs. Documento produzido no projeto de pesquisa e extensão ALMA – UFMA, 2010.

SILVA, Celso Sisto. Do griô ao vovô: o contador de histórias tradicional africano e suas representações na literatura infantil. Dossiê: Voz e Interculturalidade. Porto Alegre. Nau Literária, vol. 09, n. 02, 2013.

SOUSA, Ricardo Costa de. História da educação da população negra no município de Alcân-tara. Porto Alegre: UFRGS, 2014, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

THOMSON, A.; HAMILTON, P; FIRSCH, M. Os debates sobre memória e Histó-ria: alguns aspectos internacionais in FERREIRA, M.M; AMADO, J. (ORGs) Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro. FGV, 2006.

Téléchargements

Publiée

2019-06-24

Comment citer

DE SOUSA, Ricardo Costa; CAMARGO, Cássio Michel dos Santos. Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 164–182, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.10411. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10411. Acesso em: 27 sept. 2024.