Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18261Palavras-chave:
Reorganização, Ocupações, Memória, Educação Básica.Resumo
Neste artigo será apresentada uma análise discursiva da entrevista coletada em 2016 sobre o tema “A reorganização e as ocupações das escolas públicas do Estado em 2015”. Cabe informar que no presente texto procuramos resgatar a memória de uma mãe de um estudante que participou juntamente com o filho do movimento estudantil denominado ocupações. Destaca-se que tal registro representa parte da memória da participante. O trabalho analítico que objetiva apresentar alguns sentidos dessa memória está sustentado na abordagem metodológica presente no título Gestos de Leitura: da história do discurso, organizado por Eni Puccinelli Orlandi (2010), o qual, por sua vez, está embasado nos princípios de Análise do Discurso de linha francesa que tem como um dos expoentes Pêcheux (2006).
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, P. Discursos das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
DIJK, Teun A. van. Discurso e poder/Hoffnagel, J. & Falcone, K. (orgs.) São Paulo: Contexto, 2004.
DUCROT, O. verbete "énonciation" Supplément à L'Encyclopaedia Universalis. 1980.
FOUCAULT, M. Securité, territoire, population: cours au Collège de France (1977-1978). Paris: Hautes Études/Gallimard-Seuil. 1978.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis/RJ: Vozes. 1976.
GAMA, A.S.; FLORES, M. R. C.S. Livro de ocorrência; das práticas discursivas ao vigiar e punir. Dis-ponível em: http://linguisticaelinguagem.cepad.net.br/EDICOES/08/Arquivos/06.pdf. Aces-so em: 24 set. 2020.
GOHN, M. da G. Movimentos e lutas sociais na história do Brasil. São Paulo: Loyola, 2013.
GREGOLIN, Maria do Rosário V. A análise do Discurso: Os sentidos e suas movências. In: Análise do Discurso: Entornos e Sentidos. Araraquara-SP: Cultura Acadêmica, 2001.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 2000.
LE GOFF, J. História e Memória, Editora Unicamp: São Paulo, 1996.
MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes. 1993.
ORLANDI, E. P. (org.) [et al]. Gestos de Leitura: da história do discurso. Petrópolis: Vozes (2010).
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vo-zes, 2007.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, Michel. Discurso: Acontecimento ou Estrutura. Campinas. Pontes.2006.
PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, P. at all. Papel da Memória. Campinas. Pontes. 1999.
TFOUNI, L. V.; ASSOLINI, F. E. Gestos de interpretação e de autoria em produções linguísticas orais e escritas: desafios e possibilidades. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt10-1937-int.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pós-graduação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).