Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18261

Palabras clave:

Reorganização, Ocupações, Memória, Educação Básica.

Resumen

Neste artigo será apresentada uma análise discursiva da entrevista coletada em 2016 sobre o tema “A reorganização e as ocupações das escolas públicas do Estado em 2015”.  Cabe informar que no presente texto procuramos resgatar a memória de uma mãe de um estudante que participou juntamente com o filho do movimento estudantil denominado ocupações. Destaca-se que tal registro representa parte da memória da participante. O trabalho analítico que objetiva apresentar alguns sentidos dessa memória está sustentado na abordagem metodológica presente no título Gestos de Leitura: da história do discurso, organizado por Eni Puccinelli Orlandi (2010), o qual, por sua vez, está embasado nos princípios de Análise do Discurso de linha francesa que tem como um dos expoentes Pêcheux (2006).

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Biografía del autor/a

Anailton de Souza Gama, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Roseli Trevisan Marques de Souza, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP

Doutora em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

GAMA, Anailton de Souza; SOUZA, Roseli Trevisan Marques de. Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 173–193, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18261. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18261. Acesso em: 19 may. 2025.

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