O campo dos fundamentos da educação nas diretrizes curriculares nacionais de 2015

Fabiane Laranjo Crizel, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Renata Cristina Lopes Andrade

Resumo


O presente artigo pretende discutir e compreender conceitos, ideias e argumentos em contextos da formação de professores, almejando oportunizar condições explicativas da realidade dos profissionais da educação junto dos fundamentos filosóficos e sociológicos da educação no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015. Realizou-se, assim, uma pesquisa teórica e documental para buscar o sentido, a orientação e a promoção das experiências educacionais e formativas. Seguindo este percurso, foi possível vislumbrar os espaços e a indispensabilidade dos Fundamentos da Educação na formação docente, nos cursos de Licenciaturas, a partir das DCNs para a Formação de Professores/2015. Com isto, evidenciou-se a importância da presença dos fundamentos na formação docente, com o propósito de que o ato educativo aconteça de modo pleno e com a finalidade de se compreender a vida, vivências e sociedades, as interpretar e ter a ciência de que podemos transformá-las, conjuntamente.


Palavras-chave


Fundamentos da educação; Diretrizes curriculares nacionais; Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18489

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