O campo dos fundamentos da educação nas diretrizes curriculares nacionais de 2015

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18489

Palabras clave:

Fundamentos da educação, Diretrizes curriculares nacionais, Formação de professores.

Resumen

O presente artigo pretende discutir e compreender conceitos, ideias e argumentos em contextos da formação de professores, almejando oportunizar condições explicativas da realidade dos profissionais da educação junto dos fundamentos filosóficos e sociológicos da educação no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015. Realizou-se, assim, uma pesquisa teórica e documental para buscar o sentido, a orientação e a promoção das experiências educacionais e formativas. Seguindo este percurso, foi possível vislumbrar os espaços e a indispensabilidade dos Fundamentos da Educação na formação docente, nos cursos de Licenciaturas, a partir das DCNs para a Formação de Professores/2015. Com isto, evidenciou-se a importância da presença dos fundamentos na formação docente, com o propósito de que o ato educativo aconteça de modo pleno e com a finalidade de se compreender a vida, vivências e sociedades, as interpretar e ter a ciência de que podemos transformá-las, conjuntamente.

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Biografía del autor/a

Fabiane Laranjo Crizel, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Campus de Marília

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Campus de Marília

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

CRIZEL, Fabiane Laranjo; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira; ANDRADE, Renata Cristina Lopes. O campo dos fundamentos da educação nas diretrizes curriculares nacionais de 2015. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 70–82, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18489. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18489. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos