Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165

Palavras-chave:

movimento escola nova; Joaquim Tomás; ensino primário; inovação educativa; escolas europeias

Resumo

Estudo de natureza histórico-documental sobre escolanovista J. Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na interpretação das fontes (primárias, secundárias), complementado com entrevistas a um familiar, que nos permitiram, no contexto do ambiente educativo/ensino da época, analisar o seu percurso de vida e professor/inspetor do ensino primário, deste admirador dos ideais da Escola Nova e experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sócio histórico e político. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar compreender à luz da época este pedagogo pela autenticidade e confiabilidade documental e pela natureza da interpretação argumentativa no seio da pedagogia moderna; o ambiente educativo e as ações de J. Tomás; identificar as influências da Escola Nova neste pedagogo; valorizar esta figura pedagógica para História da Educação em Portugal. Neste resgate da memória quisemos aprofundar os contributos didático-pedagógicos de J. Tomás para o ensino primário e formação de professores.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco -

Doutor em Ciências da educação C/Agregação Titulação maior

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Publicado

28.06.2024

Como Citar

MARTINS, Ernesto Candeias. Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 4–16, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n1.26165. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/26165. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos