A neurociência e a formação inicial de professores para o desenvolvimento da aprendizagem dos adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26722

Palavras-chave:

ensino, formação docente, neurociência educacional

Resumo

Nas últimas décadas tem-se identificado discussões e investigações relacionadas à neurociência no âmbito educacional. Este estudo objetivou desvelar a compreensão dos efeitos que estudos anteriores apontam sobre a incorporação dos conhecimentos da neurociência educacional na formação inicial de professores para o desenvolvimento da aprendizagem dos adolescentes. Realizou-se revisão sistemática de literatura qualitativa, com recorte temporal de 2017 a 2023, no contexto das teses e dissertações encontradas com critérios específicos de inclusão e exclusão no Periódico CAPES. Os descritores utilizados foram neurociência educacional e/ou formação inicial de professores associada ao processo de aprendizagem de adolescentes; e a análise foi realizada pelo conteúdo. Os resultados indicaram que a incorporação da neurociência na educação pode ter impactos positivos no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e reforçam a importância da neurociência educacional na formação inicial de professores, indicando caminhos para uma educação mais efetiva que considere os aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Nadja Luana Barros Cavalcanti Oliveira, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestra em Educação e Diversidade

Jacy Bandeira Almeida Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Geografia pela UNICAMP. Mestre em Educação e Contemporaneidade, Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na formação inicial e em exercício de professores com ênfase em Educação e Diversidade, Pesquisa Geográfica, Território Epistemológico e Ética em Pesquisa com seres humanos. Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, campus Jacobina. Atua no Comitê de Ética de Pesquisa- CEP/UNEB. Orienta pesquisas com temas em formação docente, Educação Geográfica, Ensino Médio e docência na educação básica.

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Publicado

23.12.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Nadja Luana Barros Cavalcanti; BANDEIRA ALMEIDA NUNES, Jacy. A neurociência e a formação inicial de professores para o desenvolvimento da aprendizagem dos adolescentes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 144–164, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n2.26722. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/26722. Acesso em: 22 jan. 2025.

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