A neurociência e a formação inicial de professores para o desenvolvimento da aprendizagem dos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26722Palavras-chave:
ensino, formação docente, neurociência educacionalResumo
Nas últimas décadas tem-se identificado discussões e investigações relacionadas à neurociência no âmbito educacional. Este estudo objetivou desvelar a compreensão dos efeitos que estudos anteriores apontam sobre a incorporação dos conhecimentos da neurociência educacional na formação inicial de professores para o desenvolvimento da aprendizagem dos adolescentes. Realizou-se revisão sistemática de literatura qualitativa, com recorte temporal de 2017 a 2023, no contexto das teses e dissertações encontradas com critérios específicos de inclusão e exclusão no Periódico CAPES. Os descritores utilizados foram neurociência educacional e/ou formação inicial de professores associada ao processo de aprendizagem de adolescentes; e a análise foi realizada pelo conteúdo. Os resultados indicaram que a incorporação da neurociência na educação pode ter impactos positivos no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e reforçam a importância da neurociência educacional na formação inicial de professores, indicando caminhos para uma educação mais efetiva que considere os aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos adolescentes.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Depar-tamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanáli-se de ensaios clínicos randomizados. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF, p. 92, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_elaboracao_sistematica.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 maio 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras provi-dências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 09 maio 2024.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Periódicos Capes. Bra-sília, DF: CAPES. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 16 jul. 2022.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Piaget e o Ensino de Ciências. Revista da Faculdade de Educação, v. 9, n. 1, p. 55-77, 1983. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rfe/v9n1-2/v9n1-2a06.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.
CARVALHO, Diego de; VILLAS BOAS, Cyrus Antônio. Neurociências e formação de profes-sores: reflexos na educação e economia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], v. 26, n. 98, p. 231-247, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601120. Acesso em: 19 jul. 2022.
COSENZA, Ramon M. GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. 151p.
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FONSECA Luciana Renata Moreira; ASSIS Raquel Martins de; SANTIAGO Ana Lydia Bezer-ra. Problemas escolares, medicalização e singularidade de adolescentes: contribuições da pes-quisa/intervenção de orientação psicanalítica. ETD-Educação Temática Digital, v. 23, n. 4, p. 926-944, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/8658614/27542/112157. Acesso em: 22 jul. 2022.
GOMES, Aline Resende. COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Diálogos necessários: neuro-ciência, emoções e a formação inicial de professores. Universidade Federal do Triângulo Minei-ro (UFTM), Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, v. 78, n. 1, p. 183-204, 2018. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3231/3998. Acesso em: 21 maio 2024.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados em pesquisa qualitativa. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 79-108.
GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. Adolescência, Psicanálise e educação: o mestre “possível” de adoles-centes. São Paulo: Avercamp, 2003.
MANTOVANINI, Maria; VICHESSI, Beatriz. Entrevista com Maria Cristina Mantovanini. Nova Escola (online). ed. 253, junho/julho 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/886/entrevista-com-maria-cristina-mantovanini. Acesso em 19 jul. 2022.
MELO, Lina; CAÑADA, Florentina. Emociones que emergen durante el análisis del conoci-miento. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, p. 57-70, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010005
MOURTHÉ JÚNIOR, Carlos Alberto; LIMA, Valéria Vernaschi; PADILHA, Roberto de Quei-roz. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodo-logias ativas de aprendizagem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 22, n. 65, pp. 577-588, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0846
NÓVOA, Antônio. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. – Salvador: SEC/IAT, 2022. 116p. Disponível em: https://rosaurasoligo.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf. Acesso em 19 jun. 2024.
PATRÍCIO, Taís Kozlakowski; RIBEIRO, Cintya Regina. Neurociência e outras modulações subjetivas em educação: um estudo a partir da revista Nova Escola. Eccos - Revista Científica, n. 58, p. 1-18, e10788, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10788
RAMOS, Luiza Olivia Lacerda; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo in-terpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem. Revista Pedagógica, v. 21, p. 63–84, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4766
RICHTER, Luciana. Aproximações entre Neurociência e Educação: algumas considerações a partir de metanálise qualitativa. 2018. 309f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciên-cias e Matemáticas) – PUCRS, Porto Alegre. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8021/2/TESE_LUCIANA_RICHTER.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
SANTOS, Adelcio Machado; ACOSTA, Alexandre Carvalho; SILVA, Everaldo da; BORGHETTI, Liz Barbara. Ensino e aprendizagem na visão do estudante. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 4, p. 2193-2209, 2017. DOI: Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9211
SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; Aznar-Farias, Maria; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicolo-gia, v. 8, n. 1, p. 107–115, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000100012
SCHUTZ, Paul A.; ZEMBYLAS, Michalinos (ed.). Advances in Teacher Emotion Research. Boston, MA: Springer US, 2009. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/258872147_Advances_in_teacher_emotion_research_The_impact_on_teachers'_lives. Acesso em: 21 maio 2024.
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; LABARCE, Eliane Cerdas. Piaget como referencial teórico para o ensino e aprendizagem de adolescentes e adultos. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 15, n. 34, p. 66-79, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7001. Acesso em: 14 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nadja Luana Barros Cavalcanti Oliveira, Jacy Bandeira Almeida Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 38
- PDF 26