História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação

Autores

  • Lúcio Gomes Dantas Universidade Católia de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.3356

Palavras-chave:

História de vida. Gestão escolar. Autoformação

Resumo

Estudo que busca compreender a percepção e a transformação do gestor-pesquisador sobre a formação docente. Para isto realizou-se uma investigação científica qualitativa do tipo etnográfica, em que o autor se inseriu como pesquisador participante. As abordagens narrativas e autobiográficas evocadas a partir da imersão no campo, trazidas pelos professores colaboradores da pesquisa, possibilitaram novas compreensões das práticas pedagógico-administrativas ao gestor escolar, além da visibilidade de diferentes dinâmicas interativas, nas quais refletiram na trajetória de vida do gestor. No entanto, como gestor-pesquisador-reflexivo, com a escuta ao professor de um outro lugar, na Terapia Cultural, romperam-se as hierarquias, permitindo-lhe o reconhecimento de portador de uma história de vida sedimentada na experiência formadora do profissional e do pessoal como aspecto indissociável, propiciando a reflexão sobre a experiência autoformadora na constituição do sujeito e de sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Gomes Dantas, Universidade Católia de Salvador

Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Filosofia, especialista em Administração e planejamento escolar e mestre em Psicologia. Professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e diretor do Colégio Marista Patamares, Salvador.

Publicado

01.11.2016

Como Citar

DANTAS, Lúcio Gomes. História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 93–113, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.3356. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/3356. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos