História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação

Lúcio Gomes Dantas

Resumo


Estudo que busca compreender a percepção e a transformação do gestor-pesquisador sobre a formação docente. Para isto realizou-se uma investigação científica qualitativa do tipo etnográfica, em que o autor se inseriu como pesquisador participante. As abordagens narrativas e autobiográficas evocadas a partir da imersão no campo, trazidas pelos professores colaboradores da pesquisa, possibilitaram novas compreensões das práticas pedagógico-administrativas ao gestor escolar, além da visibilidade de diferentes dinâmicas interativas, nas quais refletiram na trajetória de vida do gestor. No entanto, como gestor-pesquisador-reflexivo, com a escuta ao professor de um outro lugar, na Terapia Cultural, romperam-se as hierarquias, permitindo-lhe o reconhecimento de portador de uma história de vida sedimentada na experiência formadora do profissional e do pessoal como aspecto indissociável, propiciando a reflexão sobre a experiência autoformadora na constituição do sujeito e de sua identidade.

Palavras-chave


História de vida. Gestão escolar. Autoformação



DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.3356

Direitos autorais



Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional