História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação

Auteurs

  • Lúcio Gomes Dantas Universidade Católia de Salvador

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.3356

Mots-clés :

História de vida. Gestão escolar. Autoformação

Résumé

Estudo que busca compreender a percepção e a transformação do gestor-pesquisador sobre a formação docente. Para isto realizou-se uma investigação científica qualitativa do tipo etnográfica, em que o autor se inseriu como pesquisador participante. As abordagens narrativas e autobiográficas evocadas a partir da imersão no campo, trazidas pelos professores colaboradores da pesquisa, possibilitaram novas compreensões das práticas pedagógico-administrativas ao gestor escolar, além da visibilidade de diferentes dinâmicas interativas, nas quais refletiram na trajetória de vida do gestor. No entanto, como gestor-pesquisador-reflexivo, com a escuta ao professor de um outro lugar, na Terapia Cultural, romperam-se as hierarquias, permitindo-lhe o reconhecimento de portador de uma história de vida sedimentada na experiência formadora do profissional e do pessoal como aspecto indissociável, propiciando a reflexão sobre a experiência autoformadora na constituição do sujeito e de sua identidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lúcio Gomes Dantas, Universidade Católia de Salvador

Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Filosofia, especialista em Administração e planejamento escolar e mestre em Psicologia. Professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e diretor do Colégio Marista Patamares, Salvador.

Publiée

2016-11-01

Comment citer

DANTAS, Lúcio Gomes. História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 93–113, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.3356. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/3356. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos