O ensino de libras na formação inicial do professor para a docência aos surdos nas classes regulares: quais perspectivas?

Autores

  • Emmanuelle Félix Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Wilson Pereira de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7433

Palavras-chave:

Libras, Formação Docente, Componente Curricular.

Resumo

Este artigo se refere a um estudo sobre o processo político do ensino de Libras nas licen-ciaturas. Através de leituras e reflexões de pesquisas desenvolvidas na área, objetiva analisar a perspectiva desse ensino aos professores. Para tanto, apresenta um mapeamento das pesquisas acadêmicas sobre esse ensino desenvolvidas no Brasil até o ano de 2013 em sites como SciElo, CAPES e outros. A partir da análise destas pesquisas, delineia eixos de dis-cussão e, apresenta uma reflexão sobre mitos, objetivos e efeitos da Libras na formação do professor. Conclui que o ensino de Libras na formação do professor deve, em sua pers-pectiva,  contribuir para a  desconstruções de ideologias opressoras homogeneizadas sobre o surdo.

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Biografia do Autor

Emmanuelle Félix Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BA-Brasil

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BA-Brasil. 

Wilson Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educa-ção da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA - Brasil. 

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Publicado

11.09.2017

Como Citar

SANTOS, Emmanuelle Félix; PIMENTEL, Susana Couto; JESUS, Wilson Pereira de. O ensino de libras na formação inicial do professor para a docência aos surdos nas classes regulares: quais perspectivas?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 37–62, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7433. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7433. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo