O ensino de libras na formação inicial do professor para a docência aos surdos nas classes regulares: quais perspectivas?

Emmanuelle Félix Santos, Susana Couto Pimentel, Wilson Pereira de Jesus

Resumo


Este artigo se refere a um estudo sobre o processo político do ensino de Libras nas licen-ciaturas. Através de leituras e reflexões de pesquisas desenvolvidas na área, objetiva analisar a perspectiva desse ensino aos professores. Para tanto, apresenta um mapeamento das pesquisas acadêmicas sobre esse ensino desenvolvidas no Brasil até o ano de 2013 em sites como SciElo, CAPES e outros. A partir da análise destas pesquisas, delineia eixos de dis-cussão e, apresenta uma reflexão sobre mitos, objetivos e efeitos da Libras na formação do professor. Conclui que o ensino de Libras na formação do professor deve, em sua pers-pectiva,  contribuir para a  desconstruções de ideologias opressoras homogeneizadas sobre o surdo.


Palavras-chave


Libras; Formação Docente; Componente Curricular.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7433

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