O ensino de libras na formação inicial do professor para a docência aos surdos nas classes regulares: quais perspectivas?

Autori

  • Emmanuelle Félix Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Wilson Pereira de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7433

Parole chiave:

Libras, Formação Docente, Componente Curricular.

Abstract

Este artigo se refere a um estudo sobre o processo político do ensino de Libras nas licen-ciaturas. Através de leituras e reflexões de pesquisas desenvolvidas na área, objetiva analisar a perspectiva desse ensino aos professores. Para tanto, apresenta um mapeamento das pesquisas acadêmicas sobre esse ensino desenvolvidas no Brasil até o ano de 2013 em sites como SciElo, CAPES e outros. A partir da análise destas pesquisas, delineia eixos de dis-cussão e, apresenta uma reflexão sobre mitos, objetivos e efeitos da Libras na formação do professor. Conclui que o ensino de Libras na formação do professor deve, em sua pers-pectiva,  contribuir para a  desconstruções de ideologias opressoras homogeneizadas sobre o surdo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Emmanuelle Félix Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BA-Brasil

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BA-Brasil. 

Wilson Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educa-ção da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA - Brasil. 

Pubblicato

2017-09-11

Come citare

SANTOS, Emmanuelle Félix; PIMENTEL, Susana Couto; JESUS, Wilson Pereira de. O ensino de libras na formação inicial do professor para a docência aos surdos nas classes regulares: quais perspectivas?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 37–62, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7433. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7433. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo