A experiência da UNESP no processo de inclusão do estudante com deficiência

Soellyn Elene Bataliotti, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Danielle Aparecida Nascimento Santos

Resumo


Nesse estudo abordaremos as boas práticas executadas pelo Núcleo de Educação a Distância da Unesp para alcançar a inclusão de estudantes com deficiência em cursos na mo-dalidade a distância. O tema tem como base pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa da linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem da pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos estu-dos nas áreas da educação especial e inclusiva e da educação a distância. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar os itens evidenciados como importantes para a inclusão da pessoa com deficiência na modalidade da educação a distância que são necessárias a organização de itens como a equipe técnica e pedagógica, produção de um curso acessível, a escolha da abordagem pedagógica e por fim a atenção e mediação para o estudante.


Palavras-chave


Inclusão, deficiência, educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7718

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e-ISSN: 2525-3514
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