A experiência da UNESP no processo de inclusão do estudante com deficiência

Autori

  • Soellyn Elene Bataliotti Universidade Potiguar
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista
  • Danielle Aparecida Nascimento Santos Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7718

Parole chiave:

Inclusão, deficiência, educação a distância

Abstract

Nesse estudo abordaremos as boas práticas executadas pelo Núcleo de Educação a Distância da Unesp para alcançar a inclusão de estudantes com deficiência em cursos na mo-dalidade a distância. O tema tem como base pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa da linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem da pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos estu-dos nas áreas da educação especial e inclusiva e da educação a distância. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar os itens evidenciados como importantes para a inclusão da pessoa com deficiência na modalidade da educação a distância que são necessárias a organização de itens como a equipe técnica e pedagógica, produção de um curso acessível, a escolha da abordagem pedagógica e por fim a atenção e mediação para o estudante.

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Biografie autore

Soellyn Elene Bataliotti, Universidade Potiguar

Doutora em Educação. Professora da Universidade Potiguar,  pela  Laureate São Paulo, SP – Brasil

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade Estadual Paulista


Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP- Brasil

Danielle Aparecida Nascimento Santos, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente – SP, Brasil

Pubblicato

2017-09-11

Come citare

BATALIOTTI, Soellyn Elene; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SANTOS, Danielle Aparecida Nascimento. A experiência da UNESP no processo de inclusão do estudante com deficiência. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 63–76, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7718. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7718. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo