Educação Quilombola: estabelecimento e autoafirmação da identidade e cultura negra através da instituição escolar

Autores

  • Esther Costa Mendonça Faculdade Ateneu
  • Shérida Nayara Alves da Silva Faculdade Ateneu
  • Karla Colares Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8405

Palavras-chave:

Cultura Africana. Escolas quilombolas. Pluralidade cultural.

Resumo

Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a Educação Escolar Quilombola, além de apontar e discutir sua espacialidade no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento bi-bliográfico acerca dessa temática, referenciados por autores, tais como: Barbosa (1997), Bernardo (2006), Maciel (1997) e Saviani (2013), além de documentos de ordem legal, bus-cou-se por meio deste, deslindar o processo de constituição da escola quilombola, suas particularidades e relevância para toda a sociedade, demonstrando que a educação quilom-bola corrobora o conceito de pluralidade cultural e enfrentamento à desigualdade social. Tal pesquisa configurou-se pelo caráter quantitativo - número de escolas quilombolas no país - e também qualitativo, levando-se em conta a reflexão e a compreensão dos dados obtidos. Conclui-se que tais escolas têm potencial para suscitar a emancipação das populações ne-gras, ainda que apresentem dificuldades conseguem afetar aos personagens aos quais se propõem.

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Biografia do Autor

Esther Costa Mendonça, Faculdade Ateneu

Discente do curso de História e Cultura Afro-brasileira de Pós-graduação da Faculdade Ateneu. Professora da rede pública municipal de Fortaleza. Fortaleza, CE-Brasil. 


Shérida Nayara Alves da Silva, Faculdade Ateneu

Discente do Curso de Pedagogia da Faculdade Ateneu. Fortaleza, CE-Brasil. Graduada em Gestão em Turismo e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Facul-dade Ateneu – FATE. Tutora à distância na Faculdade Ateneu – FATE, Fortaleza, CE-Brasil. 

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira PPGE- FACED/UFC
Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira PPGE- FACED/UFC
Instituto UFC Virtual
Coordenadora Adjunta do Curso de Especialização em Gestão Escola

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Publicado

04.04.2018

Como Citar

MENDONÇA, Esther Costa; ALVES DA SILVA, Shérida Nayara; VASCONCELOS, Karla Colares. Educação Quilombola: estabelecimento e autoafirmação da identidade e cultura negra através da instituição escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 100–112, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8405. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira