Educação Quilombola: estabelecimento e autoafirmação da identidade e cultura negra através da instituição escolar
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8405Mots-clés :
Cultura Africana. Escolas quilombolas. Pluralidade cultural.Résumé
Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a Educação Escolar Quilombola, além de apontar e discutir sua espacialidade no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento bi-bliográfico acerca dessa temática, referenciados por autores, tais como: Barbosa (1997), Bernardo (2006), Maciel (1997) e Saviani (2013), além de documentos de ordem legal, bus-cou-se por meio deste, deslindar o processo de constituição da escola quilombola, suas particularidades e relevância para toda a sociedade, demonstrando que a educação quilom-bola corrobora o conceito de pluralidade cultural e enfrentamento à desigualdade social. Tal pesquisa configurou-se pelo caráter quantitativo - número de escolas quilombolas no país - e também qualitativo, levando-se em conta a reflexão e a compreensão dos dados obtidos. Conclui-se que tais escolas têm potencial para suscitar a emancipação das populações ne-gras, ainda que apresentem dificuldades conseguem afetar aos personagens aos quais se propõem.Téléchargements
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Publiée
2018-04-04
Comment citer
MENDONÇA, Esther Costa; ALVES DA SILVA, Shérida Nayara; VASCONCELOS, Karla Colares. Educação Quilombola: estabelecimento e autoafirmação da identidade e cultura negra através da instituição escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 100–112, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8405. Acesso em: 12 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira