Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas

Autores

  • Marcio Antonio Raiol Santos Universidade Federal do Pará
  • Carlos Afonso Ferreira Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8436

Palavras-chave:

Empoderamento. Educação Quilombola. Currículo multicultural.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o currículo multicultural e sua potencialidade como fator de empoderamento dos sujeitos que constroem a educação quilombola; carac-teriza-se como pesquisa de cunho teórico; objetiva discutir noções interligadas sobre o empoderamento, a Educação Escolar Quilombola e o currículo multicultural; expõe a ne-cessidade dos sujeitos envolvidos com a Educação Escolar Quilombola organizarem-se em prol de construções pedagógicas que vislumbrem aspectos históricos, políticos e cultu-rais das comunidades em detrimento de um currículo prescritivo-oficial e, por fim, conclui que o empoderamento se apresenta como atitude mediadora das ações dos grupos com vista à sua autonomia e que o currículo multicultural manifesta-se como um instrumento de fortalecimento no contexto educacional dos quilombos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil

 

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil

Carlos Afonso Ferreira Santos, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará. Bolsis-ta de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PI-BIC/UFPA EBTT).
Pará – PA – Brasil

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; SANTOS, Carlos Afonso Ferreira. Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 55–74, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8436. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8436. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC