O currículo de ciências na base nacional comum curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10792

Palabras clave:

BNCC, Ciências, Currículo.

Resumen

O presente artigo apresenta uma análise das referências curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental na área de Ciências da Natureza. O objetivo desta análise é evidenciar o que vem sendo conduzido no espaço de autonomia dos sistemas educativos no que se refere às orientações curriculares encaminhadas para as instituições de ensino e de problematizar o processo de formulação do documento no contexto das políticas educacionais atuais. Assim, as ideias aqui desenvolvidas, terão como foco duas questões: o caráter oficial da BNCC e a relação de sintonia e legitimidade das orientações que a fundamentam com princípios e práticas já presentes no contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Luciane da Silva Vicente, Universidade Nove de Julho

 Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

VICENTE, Luciane da Silva. O currículo de ciências na base nacional comum curricular. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 4–10, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10792. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10792. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização