Consciência histórica, história e cultura afro-brasileira num diálogo intertextual
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16130Palabras clave:
Consciência histórica, História e cultura afro-brasileira, Educação reflexiva.Resumen
A pesquisa foi desenvolvida na linha de pesquisa História, Sociedade e Educação sobre o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira, com o objetivo de fomentar mudanças na consciência histórica, pela via transitiva ingênua freireana, e pela via prévia rüseniana, a partir do saber histórico dos/as acadêmicos/as dos cursos superiores em Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia Civil, em 2018 e 2019. Os conteúdos integraram a elaboração e a representação narrativa da continuidade temporal – passado, presente e futuro -, com base: numa pesquisa-ação e num tratamento qualitativo dos dados, intermediados por linguagens culturais (obras literárias, filmes e documentários brasileiros) do século XVIII ao XXI, escolhidos entre os nomes mais representativos de cada área. A conclusão é que o processo de formação da consciência histórica foi atingido, tanto em relação à desconstrução das ideias maniqueístas e à linearidade histórica, quanto aos discursos racistas e egocentrados.
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