Educação nas prisões: nova visão sobre educação de jovens e adultos e gestão pública

Autores/as

  • Carla Sousa Maia Secretaria da Justiça do Estado do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.2079

Palabras clave:

Educação. Inclusão. Presídios. Proeja

Resumen

Reflexões sobre atividades educacionais desenvolvidas nas prisões vem sendo, desde meados dos anos 2000, foco de inesgotáveis debates sobre direitos humanos, práticas pedagógicas e sistema penitenciário. Pesquisas sobre os modelos educacionais implantados em presídios de todo o mundo estão subsidiando discussões significativas sobre as políticas públicas para a implementação oficial da educação regular e sistemática nas prisões. O presente artigo não visa esgotar a complexa discussão sobre o processo educativo nas prisões, pretende-se aqui, apresentar a experiência educacional vivenciada no Sistema Penal do Estado do Piauí, partilhar dificuldades já detectadas e inerentes às instituições presidiárias, bem como pontuar alguns indicativos que consideramos relevantes para a consolidação e ampliação do processo educacional. O presente artigo versa sobre o histórico da implantação do Projeto Educando para a Liberdade, no Sistema Penal do Piauí apresentando, num primeiro momento, seus aspectos legais, o contexto em que fora definido o quadro funcional, o sistema de funcionamento e sua modalidade de ensino. As discussões aqui apresentadas no segundo momento abordam aspectos relacionados entre as administrações penitenciárias, educadores e suas metodologias e atividades envolvidas. Num terceiro momento são apresentados alguns tópicos que entendemos que necessitam está presentes na organização geral dos processos educativos nas prisões e que devem ser norteadores de reflexões e debates sobre tão complexo assunto. Nas considerações finais contemplamos como pontos relevantes a formação do educador e as metodologias a serem aplicadas; a educação profissional como modalidade de ensino em consonância com a educação de jovens e adultos e a validação da proposta do PROEJA para o sistema prisional piauiense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Sousa Maia, Secretaria da Justiça do Estado do Piaui

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Piaui, Licenciada em Letras Portugues pela Universidade Federal do Piaui, Especilista em Linguistica e o Ensino de Lingua Portuguesa pela UNESC-Piaui, Especialista em Educação Profissional integrada a Educação Básica de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Tecnologica do Estado do Piaui. Coordenadora de Educação nas Prisoes do Estado do Piaui, Coordenadora do Projeto Inclusão Social do Hospital Penitenciario Dr. Valter Alencar, Coordenadora da Escola Penitenciaria do Estado do Piaui.

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

MAIA, Carla Sousa. Educação nas prisões: nova visão sobre educação de jovens e adultos e gestão pública. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 176–199, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.2079. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/2079. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos