O livro digital interativo e a subjetividade infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.22592

Palabras clave:

livro digital; literatura infantil; multiletramentos; subjetividade; escrita

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo sobre os livros digitais interativos infantis ou livros app. O objetivo é analisar as relações da leitura digital interativa com a subjetividade infantil. Este artigo é uma revisão bibliográfica e para o debate foram analisadas as propostas dos seguintes autores: Lev Semenovich Vigotsky, Roger Chartier e Roxane Rojo. Vigotsky pondera sobre a relação da subjetividade e o pensamento infantil, Chartier apresenta a história do livro e a relação da leitura com a sociedade ocidental e Rojo discorre sobre a leitura nas telas e propõe uma pedagogia dos multiletramentos. Os resultados obtidos demonstram que a criança interage de diferentes maneiras com o livro app que vai além da leitura e da escrita, sendo um recurso possível de ser utilizado na escola no processo de alfabetização e letramento.

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Biografía del autor/a

Débora Necochea, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP

Mestranda em Educação

 

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Publicado

2023-12-26

Cómo citar

NECOCHEA, Débora. O livro digital interativo e a subjetividade infantil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 285–298, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.22592. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/22592. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos