A contribuição do educador Jan Amos Comenius para a Primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7970Palabras clave:
Jan Amos Comenius. Primeira infância. História da Educação. Pedagogia. Obras comenianas.Resumen
O educador Jan Amos Comenius foi um dos importantes pensadores que ajudaram a modificar esta imagem de infância dirigindo-lhe um olhar dedicado. Opondo-se a práticas educacionais presentes em seu tempo, mas seguindo o pensamento metódico da ciência moderna, propôs uma Didática que tinha por objetivo central formar o bom cristão, ter fé verdadeira em Deus, praticar ações virtuosas e preparar-se para uma outra vida, estendendo esse objetivo a todos: os pobres, ricos, deficientes e mulheres. Este trabalho reconstrói as características do olhar comeniano para a primeira infância, na tentativa de observar as modificações em seu pensamento a respeito desta etapa da vida em três de suas obras. Como exemplo dessas modificações, apontamos aqui a divisão da primeira infância em quatro etapas na obra Didática Magna, e em seis etapas na Pampaedia, obra escrita cerca de vinte anos depois. Como o primeiro é o texto de maior circulação no Brasil entre os pesquisadores da História da Educação e da Didática, essa “fase da primavera” para Comenius tende a ser compreendida sem o aprofundamento necessário oriundo da análise das mudanças do pensamento do autor ao longo da vida. O diálogo entre estes dois textos é confrontado com uma terceira obra, intermediária, que foi recentemente traduzida para o português (2011), a Escola da Infância. Por perceber importantes diferenças entre as idades, Comenius fez propostas originais para a lide pedagógica, ao destacar a necessidade de uma atenção às crianças entre zero a seis anos, muito maior do que aquela que lhe pode dar um professor com uma grande turma de crianças. Além disso, mostrou que cada idade nesse período requer um cuidado específico que deve ser oferecido pela família para preparar adequadamente as crianças antes de mandá-las para a escola. Para analisar as três obras comeninanas citadas, este trabalho parte de uma inspiração metodológica na obra do historiador italiano Carlo Ginzburg (1989, 2001, 2006).