Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica

Autores/as

  • Douglas Branco de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iris Weiduschat Instituto Federal Catarinense
  • Alvin Noriler Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8514

Palabras clave:

Educação. Mídia. Comunicação. Informática Educativa.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo teórico e conceitual para a composição da trajetória da comunicação em educação, congregando os conceitos de cultura, mídia e comunicação humana. Os tópicos de estudo fundamentam-se principalmente em Williams (1969), Adorno (1970), Thompson (1979), Benjamim (1986), Martin-Barbero (1987), e Bauman (1975; 2012). O artigo tem o objetivo de vincular a trajetória da comunicação e mídias à educação, em especial a informática educativa importante nos processos do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. A metodologia de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com foco na perspectiva de uma educação para as mídias e analisa os principais enfoques dados às tendências das pesquisas e práticas educativas midiáticas. No texto é possível perceber a necessidade do exercício da crítica à vida em sociedade, seus interesses e a necessidade do convívio social-cultural na busca pela construção do conhe-cimento que emancipe a todos e todas.

Descargas

Biografía del autor/a

Douglas Branco de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente da Faculdade Avantis – Balneário Camboriú - SC. Docente da Clínica Psiquiátrica Bem Viver - Camboriú - SC – Brasil

Iris Weiduschat, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pelo Pädagogische Hochschule Freiburg.
Docente do Instituto Federal Catarinense. Santa Catarina – SC - Brasil

Alvin Noriler, Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo

Especialista em Docência em História e Geografia pela Faculdade Avantis. Profes-sor de Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo. Santa Catarina – SC – Brasil

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

CAMARGO, Douglas Branco de; WEIDUSCHAT, Iris; NORILER, Alvin. Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 183–196, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8514. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8514. Acesso em: 8 jun. 2025.
Crossref
0
Scopus
0
Visualizaciones
  • Resumen 361
  • PDF (Português (Brasil)) 333