Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)

Auteurs

  • Ramofly Bicalho UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Guilherme Goretti Rodrigues UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365

Mots-clés :

Quilombo. Educação Quilombola. Movimentos sociais.

Résumé

A Educação Quilombola demarca a luta das comunidades quilombolas pelo reconhecimento do Estado e da sociedade enquanto sujeitos de direitos, bem como no avanço para a superação da opressão e expropriação material-simbólica a que foram submetidas historicamente. Após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, em 2012, diversos são os desafios para a sua implementação em realidades concretas, tornando-se necessário desvelar como as comunidades quilombolas, por meio da organização coletiva, vêm encaminhando e articulando a pauta sobre educação quilombola. Este artigo tem por objetivo refletir nos desdobramentos da aprovação das diretrizes educacionais específicas para os quilombos, tomando como análise central as experiências em curso, individuais e coletivas, da comunidade quilombola Colônia do Paiol, localizada no município de Bias Fortes, na Zona da Mata Mineira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado I na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Guilherme Goretti Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Publiée

2019-12-19

Comment citer

BICALHO, Ramofly; RODRIGUES, Guilherme Goretti. Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 82–93, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10365. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10365. Acesso em: 19 déc. 2024.