Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365Palavras-chave:
Quilombo. Educação Quilombola. Movimentos sociais.Resumo
A Educação Quilombola demarca a luta das comunidades quilombolas pelo reconhecimento do Estado e da sociedade enquanto sujeitos de direitos, bem como no avanço para a superação da opressão e expropriação material-simbólica a que foram submetidas historicamente. Após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, em 2012, diversos são os desafios para a sua implementação em realidades concretas, tornando-se necessário desvelar como as comunidades quilombolas, por meio da organização coletiva, vêm encaminhando e articulando a pauta sobre educação quilombola. Este artigo tem por objetivo refletir nos desdobramentos da aprovação das diretrizes educacionais específicas para os quilombos, tomando como análise central as experiências em curso, individuais e coletivas, da comunidade quilombola Colônia do Paiol, localizada no município de Bias Fortes, na Zona da Mata Mineira.Downloads
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Publicado
2019-12-19
Como Citar
BICALHO, Ramofly; RODRIGUES, Guilherme Goretti. Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 82–93, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10365. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10365. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos
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Direitos de Autor (c) 2019 Cadernos de Pós-graduação
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