Para além das críticas: acolhimento, aceitação e espaços de diálogo. a contribuição dos projetos esportivos de ONGs na educação e formação humana de adolescentes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18525

Mots-clés :

adolescente, esporte, ONG, pensamento complexo

Résumé

O presente artigo resulta de pesquisa de mestrado e propõe reflexões sobre adolescentes participantes de projetos esportivos em Organizações Não Governamentais (ONGs). O significado que essas instituições têm para eles configura o objeto da investigação. A compreensão dos adolescentes sobre a influência dessas organizações em sua educação e formação humana caracteriza o contexto das reflexões, que se fundamentam teoricamente no pensamento complexo. Essa forma de pensar sugere uma educação aberta e inclui o sujeito no processo. Por meio da realização de entrevistas abertas com 23 adolescentes de três ONGs de São Paulo e região, produziu-se inferências sobre o objeto investigado, caracterizando o estudo como qualitativo. Os resultados indicam que os adolescentes percebem as ONGs como espaços de educação e formação humana, sobretudo pelo acolhimento dado a eles, pela afetividade nas relações e pelas estratégias educacionais utilizadas, com destaque para os professores como maiores responsáveis por esses aspectos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ângela de Carvalho Bernardes, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestra em Educação

Références

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

ARAÚJO, Joselaine de. A educação não formal e as políticas públicas para a juventude em situação de risco e vulnerabilidade social. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, 2014.

BERCLAZ, Márcio Soares; LOPES, Ana Christina Brito. A invisibilidade do Esporte e da Cultura como Direitos da Criança e do Adolescente. In: Revista Direito e Práxis UERJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 1430-1460. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/40696. Acesso em: 7 set. 2020.

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Adolescência: entre o passado e o futuro, a experiência. 2001. 200f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2001.

GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte e Projetos Sociais: Interlocuções sobre a Prática Pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 405-418, abr./jun. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/48275-231857-1-PB.pdf. Acesso em: 1 jul. 2019.

MALVASI, Paulo Artur; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Violentamente pacíficos: desconstruindo a associação juventude e violência. São Paulo: Cortez, 2010.

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). 2014. Disponível em: https://mapaosc.ipea.gov.br/ajuda.html. Acesso em: 8 set. 2020.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. As duas globalizações: Complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2007. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/digitalizacao/diversos/978-85-7430-625-4.pdf. Acesso em: 4 dez. 2017.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2005a. Disponível em: https://www.academia.edu/6449183/Ciencia_com_Consciencia_-_Edgar_Morin. Acesso em: 11 abr. 2018.

MORIN, Edgar. Complexos imaginários. In: PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; PETRAGLIA, Isabel. Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2003. p. 89-103.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. O Método 5: a humanidade da humanidade. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. O Método 6: ética. Tradução: Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2017a.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2012133176826a1035842e1211faee999/setesaberesmorin.pdf.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.

SANTANA, Wilton Carlos de. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. 3. ed. São Paulo: Olho d’ Água, 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SOUZA NETO, João Clemente de. Pedagogia social: a formação do educador social e seu campo de atuação. In: Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/view/4404/3446. Acesso em: 4 out. 2018.

SZYMANSKI, Heloísa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

TELLES, Vera da Silva. Direitos sociais: afinal do que se trata? Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Téléchargements

Publiée

2021-06-29

Comment citer

BERNARDES, Ângela de Carvalho. Para além das críticas: acolhimento, aceitação e espaços de diálogo. a contribuição dos projetos esportivos de ONGs na educação e formação humana de adolescentes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 176–188, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.18525. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18525. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos