Formação inicial de professores com base na Lei 10639/03 na USP: demanda e resistência

Auteurs

  • Cléa Maria da Silva FE-USP
  • Nilce da Silva FE-USP

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1865

Mots-clés :

Formação de professores. História e cultura afro-brasileira. Prática reflexiva.

Résumé

A proposta deste trabalho é oferecer subsídios à compreensão de alguns desafios que se apresentam a formação inicial de professores à luz da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em São Paulo, a partir das expectativas dos alunos dos cursos de pedagogia e algumas licenciaturas da Universidade de São Paulo (USP). E, assim, buscar entender, por meio de suas vozes, os motivos que levam as instituições a se negarem a discutir propostas de inclusão da temática em seus currículos. Num breve percurso histórico sobre a situação da formação docente com base na lei, procurou-se mostrar alguns aspectos que se apresentam na USP, especificamente, por entender a importância de análise da posição adotada por um dos maiores centros de produção acadêmica do País, referência para as demais instituições.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cléa Maria da Silva, FE-USP

Mestranda em Educação – FE-USP

Téléchargements

Publiée

2009-09-09

Comment citer

DA SILVA, Cléa Maria; DA SILVA, Nilce. Formação inicial de professores com base na Lei 10639/03 na USP: demanda e resistência. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 13–22, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1865. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1865. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos