Formação inicial de professores com base na Lei 10639/03 na USP: demanda e resistência

Autores/as

  • Cléa Maria da Silva FE-USP
  • Nilce da Silva FE-USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1865

Palabras clave:

Formação de professores. História e cultura afro-brasileira. Prática reflexiva.

Resumen

A proposta deste trabalho é oferecer subsídios à compreensão de alguns desafios que se apresentam a formação inicial de professores à luz da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em São Paulo, a partir das expectativas dos alunos dos cursos de pedagogia e algumas licenciaturas da Universidade de São Paulo (USP). E, assim, buscar entender, por meio de suas vozes, os motivos que levam as instituições a se negarem a discutir propostas de inclusão da temática em seus currículos. Num breve percurso histórico sobre a situação da formação docente com base na lei, procurou-se mostrar alguns aspectos que se apresentam na USP, especificamente, por entender a importância de análise da posição adotada por um dos maiores centros de produção acadêmica do País, referência para as demais instituições.

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Biografía del autor/a

Cléa Maria da Silva, FE-USP

Mestranda em Educação – FE-USP

Publicado

2009-09-09

Cómo citar

DA SILVA, Cléa Maria; DA SILVA, Nilce. Formação inicial de professores com base na Lei 10639/03 na USP: demanda e resistência. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 13–22, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1865. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1865. Acesso em: 20 may. 2025.

Número

Sección

Artigos
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