Princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador sem-terra

Auteurs

  • Fátima Maria de Santos Unisantos
  • Sueli Mazzilli Unisantos

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1884

Mots-clés :

Educador. Formação contínua. MST. Princípios pedagógicos.

Résumé

Este estudo é parte constitutiva de pesquisa em andamento que busca conhecer como se materializa a formação contínua dos educadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para o exercício do trabalho docente e que princípios pedagógicos orientam essa formação. Analisa-se o contexto histórico do movimento para compreender e explicar as práticas educativas e, mais especificamente, a formação dos educadores e dos formadores de educadores para as escolas dos assentamentos. Este trabalho, caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico e valeu-se de observação, análise documental e entrevistas como instrumentos metodológicos. A base epistemológica da pesquisa é a perspectiva de análise histórica, baseada em Paulo Freire (1921-1997). A pesquisa vem sendo desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental Roberto Remige, situada no assentamento João Batista II, em Castanhal (PA). Neste texto, focalizam-se, inicialmente, os princípios pedagógicos sob o ponto de vista do MST em “diálogo” com a teoria freireana e outras abordagens (PIMENTA, 2000; CANDAU, 2003; PORTO, 2004), que estudam sobre a formação contínua do educado. Os temas que mais caracterizam a preocupação do MST ao construir os princípios pedagógicos são: educação para a transformação social; escola como espaço de conhecimento e formação dos sujeitos; formação contínua; a dimensão social e política do ato de ensinar, e a relação teoria e prática. O trabalho, no conjunto, vem permitindo conhecer os alcances, limites e perspectivas de uma formação num contexto de reforma agrária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fátima Maria de Santos, Unisantos

Mestranda em Educação Universidade Católica de Santos – Unisantos Santos- São Paulo [Brasil]

Sueli Mazzilli, Unisantos

Doutora em Educação - Professora orientadora Universidade Católica de Santos – Unisantos Santos- São Paulo [Brasil]

Téléchargements

Publiée

2009-09-09

Comment citer

DE SANTOS, Fátima Maria; MAZZILLI, Sueli. Princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador sem-terra. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 217–234, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1884. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1884. Acesso em: 7 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos