Princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador sem-terra
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1884Parole chiave:
Educador. Formação contínua. MST. Princípios pedagógicos.Abstract
Este estudo é parte constitutiva de pesquisa em andamento que busca conhecer como se materializa a formação contínua dos educadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para o exercício do trabalho docente e que princípios pedagógicos orientam essa formação. Analisa-se o contexto histórico do movimento para compreender e explicar as práticas educativas e, mais especificamente, a formação dos educadores e dos formadores de educadores para as escolas dos assentamentos. Este trabalho, caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico e valeu-se de observação, análise documental e entrevistas como instrumentos metodológicos. A base epistemológica da pesquisa é a perspectiva de análise histórica, baseada em Paulo Freire (1921-1997). A pesquisa vem sendo desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental Roberto Remige, situada no assentamento João Batista II, em Castanhal (PA). Neste texto, focalizam-se, inicialmente, os princípios pedagógicos sob o ponto de vista do MST em “diálogo” com a teoria freireana e outras abordagens (PIMENTA, 2000; CANDAU, 2003; PORTO, 2004), que estudam sobre a formação contínua do educado. Os temas que mais caracterizam a preocupação do MST ao construir os princípios pedagógicos são: educação para a transformação social; escola como espaço de conhecimento e formação dos sujeitos; formação contínua; a dimensão social e política do ato de ensinar, e a relação teoria e prática. O trabalho, no conjunto, vem permitindo conhecer os alcances, limites e perspectivas de uma formação num contexto de reforma agrária.Downloads
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Pubblicato
2009-09-09
Come citare
DE SANTOS, Fátima Maria; MAZZILLI, Sueli. Princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador sem-terra. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 217–234, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1884. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1884. Acesso em: 22 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigos