A poesia como forma de reflexão para alunos do 3º ciclo do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v7n0.1908Mots-clés :
Ética. Língua portuguesa. Livro didático. Poesia.Résumé
As aulas de Língua Portuguesa costumam ter como referência o livro didático, que tem como metas a gramática e a interpretação e produção de textos. No entanto, em paralelo ao livro didático, foi introduzido o projeto de poesias. Neste texto apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo provar que a experiência estética, especificamente a poesia, pode ajudar os alunos a se desenvolverem nas aulas de língua portuguesa e também como seres humanos mais reflexivos e éticos. Esse projeto de pesquisa tem se baseado em 80 cadernos de atividades de poesias dos alunos. Nesses cadernos iremos analisar os exercícios e poemas feitos pelos alunos e procurar comprovar, teoricamente, como a experiência poética-estética-, ajudou-os a se aprimorarem como alunos e seres humanos. Procuraremos encontrar neles, indícios que indiquem o desenvolvimento ético e estético do alunado.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2009-09-15
Comment citer
CÂMARA, Rosimeire Camacho. A poesia como forma de reflexão para alunos do 3º ciclo do ensino fundamental. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 7, p. 61–68, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v7n0.1908. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1908. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos